O número de doses da vacina contra a gripe disponibilizadas para a população gaúcha neste ano será cerca de 50% superior ao que foi distribuído no início da campanha de 2012. A campanha foi antecipada e será realizada entre os dias 15 e 26 de abril.
A imunização é gratuita para gestantes, mulheres que realizaram parto até 45 dias depois, crianças de seis meses a dois anos, idosos com mais de 60 anos, indígenas e profissionais da saúde, além dos pacientes que integram os grupos de riscos e são portadores de doenças crônicas como pulmonares e renais. A vacina protege contra vários tipos de vírus, entre eles o H3N2 - responsável pela gripe comum - e o H1N1, a gripe A. No Rio Grande do Sul, 67 pessoas morreram em função da Influenza A no ano passado.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de pessoas. Para crianças de até dois anos que nunca foram imunizadas é preciso dar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas.
Sobreviventes da tragédia de Santa Maria devem se vacinar
As pessoas que estiveram na boate Kiss em Santa Maria, na madrugada de 27 de janeiro, e inalaram fumaça tóxica em razão do incêndio, foram incluídas nos grupos de risco e terão prioridade para receber a vacina contra a gripe. A medida foi tomada porque, em contato com a fumaça tóxica, os sobreviventes podem ter complicações pulmonares ou renais e, eventualmente, serem considerados doentes crônicos, que já fazem parte do grupo de risco.
Com informações da repórter Stephany Sander