Cheia ameaça cargas nos portos da Capital e Gravataí

Cheia ameaça cargas nos portos da Capital e Gravataí

Enchente histórica invade local onde estão estocados fertilizantes

Correio do Povo

Caminhões têm dificuldade de rodar na rua João Moreira Maciel

publicidade

A segunda maior cheia histórica do Guaíba trouxe à tona uma grande preocupação diante da possibilidade de as águas atingirem cargas que estão armazenadas no cais de Porto Alegre. O titular da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), Luiz Alcides Capoani, não descarta a possibilidade de a água atingir as cargas, como grãos e fertilizantes.

Porém, ele considera remota essa possibilidade. “Na semana passada, quando o nível do Guaíba subiu muito, houve um comunicado junto às empresas que armazenam cargas para que houvesse a retirada”, disse. Mesmo assim, afirmou que o volume do Guaíba teria que atingir um nível bem superior. Algumas empresas de fertilizantes que utilizam áreas do cais informaram que nos últimos dias a água avançou, sem atingir as cargas.

O especialista em regulação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Frederico Rossi, disse que há casos em que a água está invadindo portos, como o do rio Gravataí. “Mas isso não significa que a carga está sendo atingida”, explicou Rossi.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895