person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Chuva alaga ruas e provoca queda de árvore em Porto Alegre

Diversos pontos da capital gaúcha registraram pontos de alagamento

Chuva causou transtornos nesta quarta em Porto Alegre | Foto: Ricardo Giusti

Um dia depois de um temporal que atingiu boa parte do Estado, outra pancada de chuva causou transtornos, por volta das 14h30min desta quarta-feira. Cidades de regiões diferentes passaram por alagamentos, como Rio Grande, Taquara e Novo Hamburgo. Em Porto Alegre, houve lentidão no trânsito pelo acúmulo de água em alguns pontos e pista escorregadia em outras áreas, contribuindo com acidentes.

A Capital registrou diversos pontos de acúmulo de água, como na avenida Bernardino Silveira Pastoriza, na zona Norte. A avenida Professor Cristiano Fischer e a confluência entre a avenida Silva Só com a rua Felipe de Oliveira passaram por bloqueios parciais das vias. Apesar da chuva forte de pouca duração, menos de 25 minutos, o volume de precipitações e as rajadas de vento foram o suficientes para deixar alguns semáforos fora de operação, como ocorreu na Rótulas das Cuias e entre as avenidas Ipiranga e Borges de Medeiros, no sentido bairro/centro, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC).

Há relatos de falta de energia elétrica em bairros da zona sul e norte da cidade. A força da ventania derrubou galhos de árvores, como ocorreu na rua França, bairro Navegantes, e entre a avenida Bagé e rua Encantado, no bairro Petrópolis. As Equipes de Manejo Arbóreo da Secretaria de Serviços Urbanos atenderam, desde terça-feira, pelo menos, 29 registros de quedas de galhos.

 

Nessa terça-feira, a Capital recebeu uma forte chuva que deixou ruas alagadas e residências sem energia elétrica. Segunda a MetSul Meteorologia, um longo período de instabilidade deverá prosseguir pelos primeiros dias de fevereiro e que será responsável por volumes de chuva muito altos no Rio Grande do Sul. 

A Defesa Civil de Porto Alegre prorrogou o alerta de temporal até esta quinta-feira, com base nas informações publicadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica ocorrência de pancadas de chuva entre 30 e 60mm por hora, com possível queda de granizo, trovoadas e rajadas de ventos que podem variar de 60 a 100 Km/h. A Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem transitar na rua durante o período do alerta e abriguem-se em local seguro.

Segundo a MetSul Meteorologia, a instabilidade deve se concentrar do Centro para o Norte do RS nesta quinta-feira com muita chuva em alguns pontos e temporais isolados. Porto Alegre e região têm risco maior de chuva localmente forte e volumosa. A possibilidade de temporal com vento pelo terceiro dia consecutivo não é afastada, mas a probabilidade de chuva forte será maior que a de vento.

Foto: Ricardo Giusti

Christian Bueller