Chuva beneficiará lavouras de soja e amenizará seca no Estado

Chuva beneficiará lavouras de soja e amenizará seca no Estado

Pancadas vão atingir áreas agrícolas de hoje até quarta-feira

MetSul

publicidade

A MetSul Meteorologia prevê um novo episódio de chuva favorável à cultura de soja no Rio Grande do Sul. Pancadas devem atingir diversos municípios do Estado, sobretudo das Metades Oeste e Norte, em que predominam as lavouras de soja da safra de verão. As precipitações deverão ser localizadas e com grande variabilidade de volume, em que há altos acumulados de chuva em alguns pontos e muito pouco ou nada em locais próximos.

“Os volumes totais em alguns pontos das Metades Oeste e Norte do Estado podem ficar entre 50 e 100 mm nos próximos dias, não se descartando a possibilidade de marcas localizadas superiores a 100 mm”, projeta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da MetSul. Na tarde dessa quinta, em pouco mais uma hora, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia de Santo Augusto registrou quase 50 mm durante um temporal passageiro de verão.

Conforme a MetSul, a instabilidade desta sexta-feira e prevista para os próximos dias deverá beneficiar áreas que seguiram com o tempo predominantemente seco e não registraram chuva em altos volumes no episódio da semana passada, como o Noroeste e a região de Cruz Alta e Ijuí. As regiões de Uruguaiana e Itaqui, em que predominam arroz e pecuária como atividades principais, onde não chove forte desde antes do Natal, também podem ser beneficiadas por chuva nos próximos dias.

“As pancadas de chuva, que ocorrem mais da tarde para a noite após manhãs de tempo ensolarado, atingirão crescente número de municípios a cada dia que passa até o começo da próxima semana à medida que a atmosfera continua bastante quente e com suas taxas de instabilidade em aumento”, explicou Nachtigall. De acordo com o meteorologista, um risco é a ocorrência de temporais isolados de vento e granizo acompanhando as pancadas de chuva.

A condição no Estado de tempo mais aberto de manhã com sol e forte calor, mas com pancadas de chuva da tarde para a noite, é esperada para esta sexta, sábado, domingo e segunda. Entre terça e quarta-feira, de acordo com a MetSul, o avanço de uma frente fria deverá trazer precipitações mais generalizadas para o Rio Grande do Sul e que poderão ser mais significativas e volumosas, apesar da grande variabilidade esperada de volumes, especialmente nesta quarta-feira.

Mapa da estiagem no Estado  / Reprodução jornal Correio do Povo


Bookmark and Share

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895