O município de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, é um dos mais atingidos pela forte chuva que cai desde a madrugada no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil municipal informa que os temporais provocaram o alagamento de 400 casas. Em razão disso, a Prefeitura, de forma preventiva, montou abrigos nos bairros mais atingidos - Canudos, Imigrante e Santo Afonso. Em determinados pontos as águas já baixaram e as famílias estão optando em retornar às casas ou ir para os abrigos.
• Muro cai em cinco carros em São Leopoldo
• Alagamentos obrigam 20 famílias a abandonar as casas em Sapucaia do Sul
O coordenador da Defesa Civil, Edson Monte Blanco acredita que em função da instabilidade persistir pelos próximos dias o nível do rio dos Sinos deve subir em função da água que desce da Serra. Em razão disso será mantido o acompanhamento e a evolução do nível do rio com medições periódicas, bem como o monitoramento dos locais vulneráveis a desastres naturaisPor volta das 15h30min, o rio marcava 6,24 metros.
Em outras cidades do Estado, o volume de chuva também provocou prejuízos. Em São Sebastião do Caí, a Defesa Civil informou que a chuva atingiu 103 milímetros em 12 horas, fazendo o rio Caí subir para nível de atenção ao atingir 8,3 metros.
Em Taquara, a Prefeitura ressaltou que há dez dias a cidade está sendo afetada pelas chuvas, que ganharam mais intensidade nas últimas horas. Foram 100 milímetros de precipitação desde a noite desse domingo. Cerca de 1,8 mil alunos estão sem aulas no município. Em Cachoeira do Sul há o registro de três famílias desabrigadas nas regiões mais próximas ao rio Jacuí.
Chuva causa o alagamento de 400 casas em Novo Hamburgo
Defesa Civil do município montou abrigos nos bairros mais atingidos