Chuva contribui para fim da estiagem no Alto Uruguai

Chuva contribui para fim da estiagem no Alto Uruguai

Volume chegou a 128 mm em Marcelino Ramos e 95 mm em Erechim

José Ody / Correio do Povo

publicidade

O volume expressivo de chuva que caiu final de semana ajudou a acabar com a estiagem no Alto Uruguai. Em Erechim, a precipitação acumulou 95mm entre o início da tarde de domingo e a manhã desta segunda-feira, conforme a Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel). O período com chuva mais intensa foi a madrugada de hoje. Em razão do temporal, uma árvore caiu na ERS 477, na localidade Rio Tigre, obstruindo a rodovia antes de ser retirada pelos bombeiros. Na rua Alemanha, no Centro da cidade, um muro na divisa de uma casa com uma obra, cedeu. Uma lona foi colocada para impedir que a infiltração de água provocasse danos maiores. A Defesa Civil do município foi notificada para realizar uma avaliação mais criteriosa.

Na bacia da Corsan na cidade, o lago da barragem amanheceu com 76cm ainda abaixo do vertedouro, mas o ingresso de água era expressivo de manhã. Erechim passou por um racionamento de água histórico de 68 dias, que terminou na semana passada. Segundo a Cotrel, as chuvas foram boas também em toda sua área de abrangência: choveu 48 mm em Áurea, 62 mm em Quatro Irmãos, 65 mm em Ponte Preta e Campinas do Sul, 97 em Maximiliano de Almeida e 128 mm em Marcelino Ramos. Em Erechim, com a precipitação de 95 mm do final de semana, o volume de chuva no mês de junho chega a 173 mm, contra 97 mm no mesmo período do ano passado.

O lago da Usina Hidrelétrica Machadinho, entre Maximiliano de Almeida e Piratuba (SC), recebia às 9h, 695m³ de água por segundo. No mesmo horário no domingo ingressavam no reservatório 122m³. Na usina Hidrelétrica Itá, localizada entre os municípios de Aratiba e Itá (SC), entravam 1.384m³ de água por segundo, enquanto no domingo o ingresso era de apenas 306m³.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895