Chuva dá trégua e sol surge entre nuvens nesta quarta

Chuva dá trégua e sol surge entre nuvens nesta quarta

Temperaturas se elevam até sábado e chegam próximas dos 30°C, na sexta

MetSul

Chuva dá trégua e sol surge entre nuvens nesta quarta

publicidade

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul, mas a chuva dá uma trégua na maioria das regiões nesta quarta-feira. No Nordeste do Estado, o que inclui a Serra e o Litoral Norte, a cobertura segue grande e há mais precipitação. A temperatura será amena ao longo de todo o dia.

O vento úmido do quadrante Leste que sopra com rajadas no Leste gaúcho pode gerar chuva orográfica (efeito do relevo) com risco de pancadas fortes no Litoral Norte. O tempo se estabiliza até o sábado, quando a possibilidade de chuvas mais intensas retorna. As temperaturas seguem se elevando, com máxima prevista de até 29°C, na sexta.

Na Região Metropolitana, a mínima desta quarta deve ficar próxima dos 13ºC, enquanto a máxima não passa dos 22°C. Vacaria e São José dos Ausentes devem registrar as menores temperaturas, entre 8°C e 9°C. Em Uruguaiana poderá ocorrer sensação de abafamento, com máxima de 25°C.

De acordo com a MetSul, a presença de ar quente e muito instável foi decisiva para os fortes temporais do início da terça-feira no Noroeste e no Norte do RS. Horas antes, as máximas atingiram até 30ºC na região. Estações indicaram rajadas de 112 km/h em Santo Augusto, 94 km/h em Erechim e 92 km/h em Frederico Westphalen.

A expectativa de cheias de rios se confirmou nos vales do Caí e Taquari. Choveu perto de 200 mm em apenas 48 horas no Vale do Taquari e cerca de 400 mm nos últimos 25 dias. Em Santa Catarina, muita chuva trouxe também alagamentos e cheias de rios no Sul do Estado e na região de Blumenau e Rio do Sul, com desabrigados.

No Oeste catarinense, os temporais com vendavais e granizo também fizeram estragos. Xanxerê teve vento de 118 km/h. A boa notícia é que o tempo seco predomina nos próximos dias com aquecimento. A má é que volta a chover no começo da próxima semana com risco mais uma vez de pancadas fortes.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895