Geral

Chuva no Rio de Janeiro já faz 13 vítimas

Segundo o Corpo de Bombeiros, esse número pode triplicar ao longo do dia

Chuva no Rio de Janeiro já faz 13 vítimas
Chuva no Rio de Janeiro já faz 13 vítimas Foto : Ernesto Carriço / AE
Já chega a 13 o número de mortes provocadas pela chuva que atinge o Rio de Janeiro desde a noite de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros, esse número pode triplicar ao longo do dia.

As mortes foram causadas por deslizamentos de terra ou desabamentos, segundo os bombeiros. Dos 13 óbitos, três ocorreram no Morro do Borel, cinco no Morro dos Macacos, dois no Morro do Turano, um em Andaraí, um em Paulo de Frontin, no Paracambi, e um em São Francisco.

As regiões mais afetadas pelas chuvas são, de acordo com os bombeiros, Niterói, São Gonçalo, Grajaú, Tijuca, Santa Tereza e Rio Comprido.

A chuva está sendo considerada a mais forte dos últimos 30 anos na cidade. "A situação é crítica. São vias muito alagadas e paradas. A orientação para as pessoas é que não saiam de casa e evitem deslocamentos", disse por telefone o prefeito Eduardo Paes (PMDB).

A Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul, transbordou e inundou as pistas em seu entorno. A Praça da Bandeira alagou logo no início do temporal e cobriu diversos carros que estavam no local ou que tentavam cruzar a região. A rua Jardim Botânico, na zona sul, e vias adjacentes também estavam totalmente alagadas.

Equipes de apoio e resgate da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros encontravam dificuldades para chegar a locais de maior risco. Havia várias informações de deslizamentos de terra em toda a capital fluminense. Em Jacarepaguá, um desabamento ocorrido por volta das 7 horas deixou 11 pessoas desaparecidas. As equipes dos bombeiros já estão no local.

A ponte Rio-Niterói e os aeroportos operam de forma precária. "Está tudo parado há muitas horas. Demorei horas para pegar um ônibus aqui na Baixada Fluminense, e quando acessamos a ponte, parou de vez. Já liguei para o meu patrão e avisei que hoje não dá para trabalhar", disse a faxineira Zumira Santos.

O temporal derrubou árvores e comprometeu o abastecimento de energia em vários pontos da cidade. Não há previsão de normalização no fornecimento em alguns bairros.

Diante da forte chuva, as aulas nas escolas do Rio foram suspensas nesta terça-feira. O Tribunal de Justiça do Estado também cancelou todas as audiências marcadas para os fóruns da cidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a visita que faria ao Complexo do Alemão, onde inauguraria obras do Programa de Aceleração do Crescimento na comunidade.