Geral

Chuva provoca alagamentos em Santa Maria

Rio Cadena transbordou na tarde deste sábado

Chuva atinge a região Central do Estado neste sábado
Chuva atinge a região Central do Estado neste sábado Foto : João Vilnei/Especial CP
Cerca de 30 pessoas foram alojadas no Complexo Esportivo do Guarani Atlântico no Bairro Salgado Filho, em Santa Maria, após terem que sair de suas casas em função da chuva que atinge o município desde a madrugada deste sábado. Segundo a Metsul Meteorologia, o volume de chuva variou entre 120mm e 170mm até o final desta tarde, fazendo com  que o arroio Cadena transbordasse.

No Bairro Chacára das Flores, quatro adolescentes e três adultos foram retirados pelo Corpo de Bombeiros em virtude da invasão da água nas residências. Na localidade do Passo das Tropas, três familias deixaram suas residências em razão do transbordamento do arroio Passo das Tropas. Também ocorreram alagamenos nas vilas Urlândia, Lorenzi, São João e Valdemar Rodrigues. O Prefeito Cezar Schirmer e agentes da Defesa Civil visita as regiões atingidas.

Transtornos no trânsito em Porto Alegre

A chuva que atinge o Estado neste sábado causa transtornos em Porto Alegre. De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), as sinaleiras da avenida Farrapos com a avenida Sertório e da Farrapos com a Santo Antônio estão danificadas e não funcionam. A orientação é de que os condutores trafeguem com cuidado no local. Há também ponto de alagamento na avenida Protásio Alves, no Centro da Capital.

Chuva chegou a Bagé pela manhã

Mais de 20 casas foram alagadas no início da manhã deste sábado, em Bagé, depois de uma enxurrada. A chuva ocorre das 7h às 8h30min. Segundo o coordenador da Defesa Civil do Município, capitão Max Meinke, a maioria das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foi em razão da falta de condições de vazão das redes de esgotos para a grande quantidade de água acumulada em curto espaço de tempo. Houve, também, a queda de muros e uma residência ficou destelhada por causa do temporal.

Segundo Meinke, as consequências só não foram mais graves para a população, especialmente as famílias residentes nas áreas localizadas às margens do Arroio Bagé, porque o terreno estava seco, e com maior capacidade de absorção da água. Segundo a Estação de Tratamento de Água do Daeb, com os 99,2 milímetros registrados neste sábado, já choveu 153 milímetros em janeiro, quatro milímetros, apenas, menos que a média histórica do período.