A frente fria que se desloca do Uruguai para o Estado já provoca transtornos em solo gaúcho. Depois de chuva e ventos fortes, o Corpo de Bombeiros de Bagé registrou 25 ocorrências de moradores da cidade até pouco depois das 21h. A maioria delas era por causa de quedas de árvores em vias públicas e sobre fios da rede elétrica, mas as mais graves relatavam água invadindo casas e destelhamentos. Não há registros de feridos.
Conforme a assessoria de imprensa da CEEE, 6.500 consumidores estão sem energia elétrica na região de Bagé, em decorrência de problemas nos alimentadores, causado pelo clima. Técnicos da companhia trabalham para restabelecer o serviço e acreditam que a situação irá melhorar durante a madrugada, mas o serviço não deve ser totalmente concluído nesse período. Dom Pedrito também registrou problemas de falta de luz.
Mais cedo, a tempestade atingiu Sant'Ana do Livramento. O temporal seguido de fortes rajadas de vento ocorreu por cerca de uma hora entre o final da tarde e o início da noite. A estação de superfície do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na região da Caneleira, registrou 88,2 milímetros de chuva durante esta segunda-feira. Houve chuva de granizo em algumas regiões do interior do município. Em Quaraí, às 19h, a estação do Inmet registrou rajada de vento de 84 km/h.
Em Rio Grande, voltou a chover com intensidade no início da noite. Dos 8 mil clientes que estavam sem luz desde a chuva da madrugada de domingo, restaram apenas pontos isolados na zona rural sem energia. Com o retorno da chuva, começaram a se formar pontos de alagamento na cidade.
MetSul alerta para chuva forte nesta terça
Segundo a previsão do tempo da MetSul Meteorologia, nenhuma região gaúcha estará livre das chuvas nesta terça-feira. Podem ocorrer novos temporais, não se descartando rajadas de vento e queda de granizo. No blog da MetSul, a frente deve se tornar semi-estacionária sobre o Estado, afetando mais a Metade Norte, onde a instabilidade pode provocar volumes muito altos de chuva, capazes de gerar alagamentos, subida de rios e deslizamentos em áreas de relevo.
Chuva provoca transtornos no Sul e na Fronteira Oeste
Bombeiros de Bagé registraram 25 ocorrências até o meio da noite