Ciclistas e pedestres divergem sobre uso de passarela na orla em Porto Alegre

Ciclistas e pedestres divergem sobre uso de passarela na orla em Porto Alegre

No trecho 1, estrutura compartilhada gera dúvidas sobre quem pode circular

Felipe Faleiro

Pedestres e ciclistas dividem espaço no trecho próximo ao Gasômetro

publicidade

O trecho 1 da orla do Guaíba foi inaugurado em junho de 2018 em Porto Alegre, e a convivência entre pedestres e ciclistas sempre foi uma marca do local. O espaço, próximo a Usina do Gasômetro, é um dos mais visitados da Capital, com vista direta para a natureza. Porém, ainda há dúvidas sobre a utilização correta da passarela de concreto, mais próxima do Guaíba, e que percorre boa parte da extensão da orla. 

A estrutura é compartilhada tanto por aqueles que caminham, correm e circulam de bicicleta. Mas, afinal, quem está certo? O arquiteto Alexandre Leão, morador do bairro Bom Fim, circulava de bicicleta pelo local e diz que, logo depois da inauguração, havia fiscalização da Guarda Municipal. “Acho que todos têm direito de circular por onde quiserem. É preciso que haja esta boa convivência, mas, claro, bom senso também, especialmente nos dias de semana, quando não há muito movimento”, afirma.

Também na opinião dele, a população acaba se apropriando dos espaços do parque naturalmente, cada um de sua forma. Já a funcionária pública Viviane de Oliveira, moradora do Centro Histórico, caminhava a pé pela área com seu cão. De acordo com ela, a pista da passarela é inclusive muito estreita, não permitindo que caminhantes, corredores e ciclistas consigam circular ao mesmo tempo. “Creio que houve uma falha no projeto em não permitir esta limitação de espaço. Sei que o próprio pedestre às vezes atrapalha um pouco quem corre”, comenta ela. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), responsável pela área, o passeio no nível inferior no trecho 1 da Orla do Guaíba é de uso exclusivo de pedestres. Para os ciclistas, há a faixa ao longo do percurso da avenida Edvaldo Pereira Paiva, identificada pelo desenho de bicicletas nós dois sentidos. "Reforçamos que a prioridade, em áreas verdes públicas, é do pedestre. Orientamos a população que respeite as áreas de pedestre e de ciclistas e ajude a preservar a orla", destacou.

A GAM3 Parks, concessionária responsável por administrar o Trecho 1 da Orla e o Parque Harmonia, confirmou que a utilização é de uso exclusivo para pedestres. A empresa lembra que na parte superior da Orla, junto à avenida Edvaldo Pereira Paiva, há uma ciclovia para utilização dos ciclistas devidamente identificadas com bicicletas e pintada nos dois sentidos. 

"Ela foi projetada pelo arquiteto Jaime Lerner para uso de pedestres. Não há, por parte da concessionária, a intenção de realizar mudanças na pista", destacou a GAM3 Parks.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895