Ciclistas protestam no Centro para marcar quatro anos de atropelamento na Cidade Baixa

Ciclistas protestam no Centro para marcar quatro anos de atropelamento na Cidade Baixa

Manifestantes cobram maior agilidade da Justiça para julgar motorista

Correio do Povo

Massa Crítica protesta contra demora do julgamento de Ricardo Neis

publicidade

* Com informações do repórter Hygino Vasconcellos

O grupo Massa Crítica bloqueia nesta quarta duas de três pistas da avenida Borges de Medeiros, direção centro/bairro, para protestar contra a demora da Justiça no julgamento do motorista Ricardo Neis. No dia 25 de fevereiro de 2011, ele atropelou centenas de ciclistas na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa.

Os ciclistas colocaram bicicletas nas vias para impedir o deslocamento de veículos pela avenida e colocaram duas faixas fixadas na grade do prédio do Tribunal de Justiça (TJ): “Não foi acidente” e “25/02/2011 e 25/02/2015, até quando?”. Além disso, o grupo fez um “panelaço” na frente do edífico para exigir ser recebido pelo presidente do Conselho de Comunicação do TJ, Túlio Martins. Apesar da necessidade do protocolo de um ofício até às 18h, o que não aconteceu, Martins aceitou conversar com o grupo.

Após o encontro, o grupo de aproximadamente 30 pessoas irá se deslocar até o local onde ocorreu o atropelamento. Novas manifestações do Massa Crítica estão marcadas para ocorrer na quinta e na sexta-feira.

O atropelamento

Os ciclistas foram atropelados pelo Golf preto dirigido por Ricardo Neis pouco depois das 19h do dia 25 de fevereiro de 2011, na esquina das ruas José do Patrocínio e Luiz Afonso, no bairro Cidade Baixa. O motorista fugiu do local sem prestar auxílio.

Neis, no entanto, se apresentou três dias depois e alegou legítima defesa. Na ocasião, o motorista disse que avançou com o carro sobre os ciclistas porque teria sido ameaçado de linchamento. Ele teria tomado a atitude para defender a integridade física do filho adolescente, que estava junto no veículo.

Denunciado pelo Ministério Público, o funcionário do Banco Central foi internado por um tempo em uma clínica psiquiátrica, na zona Sul da Capital, e chegou a ficar alguns dias detido, mas acabou conquistando, em março do mesmo ano, junto ao TJ, o direito de responder ao processo em liberdade.

O grupo Massa Crítica é um movimento que existe em diversas capitais do mundo e procura conscientizar a população sobre os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte. Toda última sexta-feira do mês, os integrantes se reúnem para uma pedalada.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895