Ciclovia da avenida Goethe deve ficar pronta até o final de maio

Ciclovia da avenida Goethe deve ficar pronta até o final de maio

EPTC informou que faltam alguns ajustes de sinalização

Cláudio Isaías

EPTC informou que faltam alguns ajustes de sinalização

publicidade

As obras da ciclovia da avenida Goethe, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, estarão concluídas ainda este mês, segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A empresa informou que faltam alguns ajustes de sinalização entre as ruas Mostardeiro e Dona Laura e no trecho entre a Castro Alves e Vasco da Gama. A ciclovia bidirecional já está sendo utilizada pelos ciclistas.

Na manhã desta quinta-feira, o movimento era intenso nas duas estruturas construídas junto ao meio-fio, ao nível da calçada, do lado direito da via, pista no sentido Norte/Sul da cidade. O estudante Marcelo Siqueira, 22 anos, morador da rua Castro Alves, disse que utiliza com frequência as duas ciclovias.

O espaço para o deslocamento de bicicletas na avenida Goethe ocorre em razão de contrapartida das Lojas Renner com a prefeitura, em atendimento ao Plano Diretor Cicloviário de Porto Alegre. A estrutura da avenida Goethe, nos dois pontos da via, possui 650 metros de pista exclusiva para bicicletas.



Ciclovias em Porto Alegre

Segundo a EPTC, a cidade possui hoje 45,3 quilômetros concluídos ou em fase final de execução. A previsão é de que a cidade tivesse 495 quilômetros de ciclovias, de acordo com o Plano Cicloviário. Segundo a empresa, estudos feitos pelos técnicos levam em consideração a ligação dos trechos que já existem aos pontos com maior demanda da cidade como parques, shoppings centers e universidades. Com o funcionamento nos dois pontos da avenida Goethe (ruas Mostardeiro até a Dona Laura e Castro Alves até a Vasco da Gama), os ciclistas podem se deslocar da zona Sul da cidade até a área do Parque Moinhos de Vento, totalizando 11,2 quilômetros entre a avenida Wenceslau Escobar, no bairro Cristal, as avenidas Diário de Notícias, Edvaldo Pereira Paiva, avenida Ipiranga, ruas Silva Só e Mariante, e finalmente avenida Goethe.

Além da ciclovia da Goethe, Porto Alegre possui estruturas em Ipanema com 1,2 km de extensão; Diário de Notícias (2 km), Restinga (4,6 km) e na rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, com 880 metros de extensão. Existem ainda ciclovias na rua Sete de Setembro, no Centro, com 585 metros de extensão; avenida Adda Mascarenhas (1,2 km); avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira com 1,1 km de extensão, Estrada das Três Meninas (1,65 Km), avenida Chuí (650 metros de extensão) e avenida Erico Verissimo com 550 metros de extensão (trecho 1) e trecho 2 com 1,2 km. Os ciclistas podem utilizar ainda as ciclovias rua Silva Só/Mariante (1,1 km de extensão); da rua Sílvio Delmar Hollembach com 400 metros de extensão; da avenida Loureiro da Silva com 1,8 km; da rua Vasco da Gama/Irmão José Otão com 1,1 km de extensão e das ruas João Telles e Barros Cassal, ambas com 300 metros de extensão.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895