Conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), neste domingo, três voos foram cancelados no Aeroporto Salgado Filho devido à presença de cinzas do complexo vulcânico Puyehue Cordón-Caulle. Duas viagens (TAM e Aerolíneas), que saíriam de Porto Alegre em direção a Buenos Aires, não irão ocorrer. O terceiro (Gol), que sairia da capital argentina e chegaria à cidade gaúcha, também foi cancelado.
Em nota, a TAM informou que cancelou os voos com origem e destino aos aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque) e Montevidéu, no Uruguai.
Cancelamentos na Argentina
Segundo a imprensa argentina, houve cancelamentos de voos para o Sul do país, tendo como destinos Neuquén, Rio Grande, Ushuaia e Bahia Blanca. As viagens da Aerolineas Argentinas para San Martin de los Andes estão cancelados até o dia 1º de novembro.
Conforme a MetSul, vento muito forte na Patagônia carregou as cinzas presentes na região mais ao Norte. “Não se espera que a nuvem de cinzas chegue ao Rio Grande do Sul com a mesma densidade agora observada na Argentina, mas é provável que em parte do Estado possa haver alguma restrição de visibilidade, sobretudo no Extremo Sul”, explicou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Os aeroportos do Centro e do Sul do Uruguai, inclusive o de Carrasco em Montevidéu, já informam a presença de cinzas na região.
De acordo com a MetSul, trata-se de uma das mais densas nuvens de cinzas vulcânicas que chega ao Centro da Argentina desde a fase explosiva da erupção em junho. As cinzas já alcançaram a capital argentina. Nachtigall destaca que tanto o Aeroparque (aeroporto do centro portenho) como Ezeiza (aeroporto internacional de Buenos Aires) registram restrição de visibilidade devido às cinzas. Em Aeroparque, a visivilidade já caiu para apenas 2 mil metros e os boletins meteorológicos informam até acumulação de cinzas no local. “O tráfego aéreo na área do Rio da Prata pode ter importantes transtornos em rotas domésticas e internacionais nas próximas horas”, adverte Nachtigall.