Clientes lotam agências depois da reabertura da Caixa e bancos privados

Clientes lotam agências depois da reabertura da Caixa e bancos privados

Banco do Brasil e Banrisul seguem em greve

Correio do Povo

No Banco do Brasil e Banrisul, os clientes só puderam utilizar os terminais de autoatendimento

publicidade

Por Karina Reif

Os bancos privados e a Caixa Econômica Federal voltaram a abrir ao público nesta terça-feira, após a greve dos funcionários. O Banco do Brasil e o Banrisul seguiram fechados pela manhã. Os clientes lotaram as agências, que chegaram a apresentar filas. No Itaú da rua Sete de Setembro, no Centro de Porto Alegre, muitos aguardaram alguns minutos do lado de fora para passar pelo detector de metais. Eles procuravam resolver as pendências que ficaram durante o período de paralisação dos serviços de atendimento.

No Santander, a auxiliar de padaria Elenis Argenta, 35 anos, foi pegar o cartão da conta. “Não conseguia pegar o meu salário. Recebi no dia 1º, mas não pude pagar minhas contas. Está tudo atrasado, até meu aluguel”, contou, lamentando que os valores foram acrescidos de juros. Assim como ela, várias pessoas precisaram ir aos bancos e quitar os débitos vencidos.

A comerciante Cristina Barreto, 44 anos, dedicou uma parte da manhã desta terça para realizar os serviços bancários, apesar de conseguir efetuar algumas operações durante a greve pelo caixa eletrônico. No caso dela, não foi preciso enfrentar fila. “Estava muito tranquilo dentro do banco”, disse, na saída do Itaú.

Mesmo operando, os vidros dos bancos ainda estampavam os cartazes com aviso de greve, fixados pelo Sindibancários. A manhã foi usada para remover e tirar a cola dos materiais gráficos. No Banco do Brasil e no Banrisul, os clientes só puderam utilizar os terminais de autoatendimento, durante a manhã.

A Caixa aplicará o reajuste do piso de 9% (2,49% de aumento real) negociados pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em todos os níveis das tabelas salariais de cargo efetivo.

Os funcionários de bancos privados aceitaram o aumento de 8,5% nos salários (aumento real de 2,02%) e demais verbas salariais, 9% para os pisos (2,49% acima da inflação) e 12,2% no vale refeição.?

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895