Com 76 crianças, RS tem maior número de internações infantis por Covid-19 em 2022

Com 76 crianças, RS tem maior número de internações infantis por Covid-19 em 2022

Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado têm 25 pessoas de 5 a 11 anos infectadas pelo coronavírus

Lucas Eliel

publicidade

Com 76 crianças de 5 a 11 anos internadas em leitos clínicos por Covid-19, o Rio Grande do Sul registra nesta quinta o maior número de hospitalizações de crianças em 2022. O boletim foi divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Estado têm 25 pessoas do público infantil infectadas pelo Sars-CoV-2.

O pico nas UTis foi reportado nessa segunda-feira, quando 26 crianças estavam hospitalizadas com casos mais graves da doença. Na quinta-feira passada, em consulta feita pela reportagem, eram 58 pessoas de 5 a 11 anos nos leitos clínicos e 18 nas Unidades de Terapia Intensiva. 

Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) considera as internações pediátricas até a faixa dos 12 anos. De 87 hospitalizações em UTIs na Capital, 11 apresentam exame positivo para o coronavírus.

Em entrevista ao Correio do Povo nesta quinta-feira, o chefe do Serviço de Internação Pediátrica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Guilherme Guaragna, afirmou que a situação é preocupante na casa de saúde. Na última terça, a instituição teve 20 internações pediátricas, o maior número desde o início da pandemia. "Na sexta-feira, eram 11 internações. Na segunda, tinha 17, depois indo para 20 e hoje novamente com 17", destaca.

De acordo com o médico, todo um remanejamento no Clínicas é feito para comportar adequadamente a elevação das internações. "Estamos abrindo mais leitos que estavam destinados inicialmente para outras doenças e suspendendo procedimentos eletivos, por falta de leitos", ressalta. O Clínicas considera hospitalizações pediátricas de pessoas de até 14 anos. 

Em outros hospitais da Capital, os números não têm mudado nas últimas semana. Na Santa Casa de Misericórdia, são 13 internações pediátricas - considerando até 18 anos-, sendo uma UTI. Em contato com a reportagem na quinta-feira passada, eram nove internações clínicas, nenhuma delas em Unidade de Terapia Intensiva. 

O Grupo Hospitalar Conceição (GHC) interna na pediatria pessoas de até 14 anos. De acordo com dados de hoje, são 12 hospitalizações, com quatro na UTI. Em contato na semana passada, eram dez, e quatro em estado mais grave

Já o Hospital Moinhos de Vento tem seis internações pediátricas (até 17 anos), com uma delas em UTI. O número é semelhante ao descrito pela instituição na quinta-feira passada (cinco hospitalizações, uma delas na UTI). 

Vacinação

Crucial no combate ao coronavírus, a vacinação contra a Covid-19 prossegue no Estado. De acordo com a SES, 11,1% das crianças de 5 a 11 anos se imunizaram contra o coronavírus. Somente em Porto Alegre, o percentual aumenta para 17,7%, conforme o vacinômetro da prefeitura.

Guaragna ressalta que o ritmo de crianças se vacinando é lento e que os pais devem procurar informações corretas sobre a imunização. "Tem muita desinformação, as vacinas passam por rigorosos testes antes de serem liberadas", enfatiza. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895