Maiores detalhes da operação serão divulgados na próxima segunda-feira pela manhã, quando executivos da Gol concederão entrevista à imprensa e realizarão também teleconferência com analistas. De acordo com dados mais recentes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Gol encerrou o mês de maio com 35,39% de participação no mercado doméstico e a Webjet, com 5,16%. Juntas, elas se aproximarão da TAM, atualmente com 44,43% do mercado.
Em fevereiro, a Webjet deu início a uma oferta inicial de ações (IPO, em inglês), mas pouco depois cancelou o processo, devido à situação de instabilidade nos países árabes e do Norte da África, o que provocou a alta do preço do petróleo e tornou o cenário internacional pouco atrativo para essas operações, especialmente de empresas do setor aéreo, fortemente impactadas pelo preço do petróleo. As despesas com combustível representam entre 35% e 40% das despesas totais das companhias aéreas brasileiras.
No comunicado, o presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, disse estar confiante que a aquisição ajudará a Gol a se consolidar como "líder no segmento de aviação de baixo custo no mundo".
A Gol, que se autointitula a “maior companhia aérea de baixo custo e baixa tarifa da América Latina”, conta com mais de 18 mil funcionários, 115 aviões, e faz cerca de 900 decolagens diárias durante a semana, segundo informações da própria empresa. A companhia informa ainda que faz viagens para 62 destinos – 51 domésticos e 11 internacionais. A Webjet possui atualmente 24 aeronaves - todas Boeing 737. A empresa é controlada por um acionista da operadora de viagens CVC.