Com fim da greve, bancos de Porto Alegre têm filas
capa

Com fim da greve, bancos de Porto Alegre têm filas

Bancários paralisaram por 31 dias em todo País

Por
Eduardo Paganella / Rádio Guaíba

Filas são registradas em Porto Alegre após fim da greve dos bancários

publicidade

Diversas agências bancárias em Porto Alegre registraram filas na manhã desta sexta-feira um dia após o fim da greve dos bancários, que durou pouco mais de um mês. A demora ocorre porque muitos serviços não podem ser feitos pelos caixas eletrônicos. 

Na Praça da Alfândega, no Centro da Capital, há fila na agência da Caixa Econômica Federal e pelo menos 10 pessoas estão do lado de fora da agência, à espera de atendimento. Alguns clientes tentam encaminhar a documentação de atrasados do INSS e outros buscam sacar o FGTS. Há relatos de grande movimentação em bancos da zona Leste de Porto Alegre e de Alvorada. 

Em assembleia na noite dessa quinta-feira, os bancários da região Metropolitana de Porto Alegre encerraram uma das mais longas greves dos últimos anos. O Comando Nacional dos Bancários ordenou o fim da paralisação em todo o Brasil após a décima rodada de negociações, em que a Fenaban ofereceu reajuste salarial de 8%, mais abono de R$ 3,5 mil, e a garantia de reposição da inflação e 1% de aumento real em 2017. Além disso, os bancos se comprometeram a corrigir o vale-alimentação em 15%; o vale-refeição e o auxílio creche/babá em 10% e a implantar a licença-paternidade de 20 dias.