Com mais de 700 pessoas fora de casa, Eldorado do Sul decreta emergência

Com mais de 700 pessoas fora de casa, Eldorado do Sul decreta emergência

No total, 2 mil casas foram atingidas pela cheia do Jacuí

Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Com mais de 700 pessoas fora de casa, Eldorado do Sul decreta emergência

publicidade

O município de Eldorado do Sul decretou nesta sexta-feira situação de emergência por conta dos problemas causados pela cheia do rio Jacuí. No total, 700 pessoas estão desalojadas, em casas de amigos ou familiares, e pelo menos 60 estão desabrigadas, em um ginásio preparado pela prefeitura.

A cheia do rio Jacuí, que está um metro acima do normal e segue subindo, atingiu principalmente os bairros Vila da Paz, Cidade Verde, Chácara e Picada Norte. No total, 2 mil casas foram atingidas de alguma maneira. Com a virada do vento para o Sul, há também o temor de que mais residências sejam atingidas.

O alerta de chuva para o próximo domingo preocupa o coordenador da Defesa Civil, José Alberto Saraiva: ”Se o volume de água seguir aumentando no ritmo que está, vai aumentar o número de pessoas fora de casa”, esclareceu. “Com as chuvas, é preocupante. Vai pegar o solo encharcado na cabeceira do rio. Mas fui informado de que não deve haver volume grande de chuva e, até lá, calculamos que o nível já tenha baixado um pouco. Essa é a nossa esperança”, destacou.

A Defesa Civil pede que, quem puder, ajude as famílias fora de casa com alimentos, colhões, cobertores e materiais de limpeza e de higiene pessoal. Os relatórios com os estragos em Eldorado do Sul estão sendo finalizados e serão entregues à Defesa Civil estadual amanhã. Se for homologado, o município também consegue receber doações do governo.

Há também prejuízos em lavouras de arroz, ainda sem levantamento concluído, e duas escolas estão sem aulas por conta de alagamentos: a Cônego Eugênio Mees e a Professora Luiza Maria.

Eldorado é a sexta cidade a decretar emergência no Rio Grande do Sul. As outras foram Jaguari, Montenegro, São Sebastião do Caí, Gramado e Pantano Grande, conforme um balanço da Rádio Guaíba.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895