Já foram apurados 2.708.722 votos (55,87% do total). O percentual de abstenções supera os 25%, em um total de 4.848.495 pessoas aptas a participar da consulta popular.
Na votação, o eleitor teve de responder sim ou não a duas perguntas. Na primeira, se é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós; e na segunda, se é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás.
Votação manual não foi necessária
Até pouco menos de uma hora do encerramento do plebiscito (que encerrou por volta das 18h de Brasília), o Tribunal Regional Eleitoral informou que não houve necessidade de votação manual em nenhuma seção eleitoral. Apenas 25 urnas foram substituídas em todo o estado, o que representa 0,17% do total de urnas utilizadas. A cidade de Marabá foi que registrou o maior número de trocas, chegando a cinco substituições.
A expectativa é de que o resultado oficial da consulta seja divulgado ainda neste domingo.
type="text/javascript" src="
http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#username=xa-
4c76b6086e4c1cff">