Com UTI alagada, Clínicas cancela cirurgias eletivas

Com UTI alagada, Clínicas cancela cirurgias eletivas

Houve destelhamento e entrada de água

Correio do Povo

publicidade

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) permanece com parte dos atendimentos comprometida em função das chuvas ocorridas na noite de quarta-feira. A situação mais crítica é a dos leitos de terapia intensiva de adultos, localizados no 13º andar, onde ocorreram destelhamento e entrada de água. Como esta estrutura de suporte não está podendo ser utilizada em sua totalidade e a maioria dos pacientes cirúrgicos precisa, após a operação, permanecer algum tempo no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), as cirurgias eletivas estão suspensas até que a situação seja normalizada. Apenas estão sendo realizadas as cirurgias de urgência e também as pediátricas, já que os leitos de terapia intensiva para crianças não foram atingidos.

Desde o final da manhã desta quinta, a Emergência do HCPA está fechada, não recebendo novos pacientes. Embora não tenha sofrido nenhum dando físico, o setor, com 41 vagas para adultos, tem 127 pessoas baixadas e precisa transferir doentes para leitos em unidades de internação a fim de para ter condições de voltar a receber novos pacientes. Esses leitos, por sua vez, estão todos ocupados, sendo alguns deles temporariamente utilizados como retaguarda para o CTI e situações de urgência.

Com cerca de 2 mil consultas agendadas diariamente, o Ambulatório já está atendendo normalmente. Os pacientes que compareceram ao local durante o dia de hoje foram atendidos e os que ausentes terão suas consultas reagendadas pelo hospital.

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895