Começa hoje disputa no Porto Seco

Começa hoje disputa no Porto Seco

Confira as escolas e os horários dos desfiles das escolas de samba de Porto Alegre

Correio do Povo

Cabo Verde será homenageado pela Vila do IAPI

publicidade

A partir da noite desta sexta-feira, o Complexo Cultural do Porto Seco será invadido pelo melhor do Carnaval de Porto Alegre. Em duas noites, dez agremiações do Grupo Especial vão mostrar força, garra, brilho e beleza para brigar pelo título de Campeã 2013. E terão um duplo desafio: conquistar os jurados e o público que lotará as arquibancadas e os camarotes.

Sexta colocada em 2012, a Vila do IAPI abre a noite contando a história da escravidão. Com o tema 'Minha Cabo Verde, Bioma Laboratorial do Mundo. Arquipélago no Meio do Atlântico', mostrará em 18 alas e cinco alegorias como os escravos chegaram ao Brasil, enfocando Cabo Verde, considerado o laboratório da escravidão. A escola também questionará na passarela o significado da liberdade de um povo.

Depois será a vez da Acadêmicos do Gravataí, que ficou em 8 lugar em 2012. A agremiação apresenta o tema 'De Aldeia dos Anjos a Gravataí são 250 anos. Um poema de anos no coração da onça negra.' A escola quer, por meio do samba, retribuir o apoio da cidade onde nasceu. Em cinco carros alegóricos e 18 alas, o Porto Seco conhecerá a história da cidade da região Metropolitana, desde a importância do seu rio, da terra e da indústria, como a presença da GM.

Referendando o amor do torcedor de futebol, a Unidos Vila Isabel, de Viamão, quer transformar o Porto Seco em campo de futebol com o tema 'O sentimento não termina...'. A escola, que ficou em 5 lugar no ano passado, pretende mostrar ao público as 'casas' que o Grêmio utilizou desde o campo da Redenção até chegar à Arena, passando principalmente pelas conquistas no Estádio Olímpico. Para isso, levará quatro carros alegóricos ao sambódromo. O tema será retratado em 22 alas.

Retornando à elite, a Academia de Samba Praiana promete encantar cantando 'Os Escudeiros da Luz e a Busca Pelas Alegrias da Vida'. Neste ano, após passar por mudanças administrativas, a escola contará com apoio da Unidos de Vila Isabel, do Rio de Janeiro.

A sempre empolgante Bambas da Orgia, que amargou um 7 lugar no ano de 2012, encerra a primeira noite com quatro carros e 18 alas. Com o tema 'Minha Águia Altamira. Minha Paixão', a agremiação aposta em seu símbolo maior, a águia, para recuperar a força e o destaque que a fizeram uma referência do Carnaval de Porto Alegre no passado.

Programação:

23h45min - Vila do IAPI
1h05min - Acadêmicos
2h25min - Vila Isabel
3h45min - Praiana 
5h05min- Bambas da Orgia

Renovação de 100%

As apresentações das dez escolas do Grupo Especial de Porto Alegre vão passar mais uma vez - a sexta consecutiva - pelo crivo e pela avaliação de jurados do Carnaval do Rio de Janeiro. A grande diferença deste ano é a renovação integral dos 24 integrantes do corpo de avaliadores, que terá a coordenação de Jorge Teixeira da Silva, o Jorginho Harmonia. Segundo o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Amaro, a opção por jurados cariocas ocorre pelo menor convívio deles com as agremiações.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é o grau de experiência deles, que atuam no maior Carnaval de desfile do país. Ao mesmo tempo, está sendo refeito o quadro de avaliadores em Porto Alegre. 'Este é um momento de transição. Acreditamos que nos próximos anos já será possível contar com um grupo misto formado por jurados de fora e da Capital no Grupo Especial', projeta. Amaro lembra ainda que os avaliadores dos grupos Intermediário A, de Acesso e das Tribos são todos gaúchos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895