Começa obra de macrodrenagem do Arroio Areia, na zona Norte de Porto Alegre

Começa obra de macrodrenagem do Arroio Areia, na zona Norte de Porto Alegre

Trabalho consiste na instalação de uma nova rede de drenagem, da avenida Plínio Brasil Milano até as proximidades da viela Santo André

Claudio Isaías

Obra vai beneficiar cerca de 250 mil a 300 mil pessoas que são atingidas por alagamentos

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A prefeitura iniciou nesta segunda-feira mais uma obra de macrodrenagem do Arroio Areia, na zona Norte de Porto Alegre. Chamada de "F1" pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), o trabalho terá instalação de uma nova rede de drenagem, da avenida Plínio Brasil Milano, seguindo pela rua Cacequi e rua Veranópolis, até as proximidades da viela Santo André. Durante a manhã, o prefeito Nelson Marchezan Júnior, na companhia dos secretários Marcelo Gazen (Smim) e dos Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, do diretor-presidente da EPTC, Fábio Berwanger e de representantes da empresa responsável pelos serviços, acompanhou o começo dos serviços no viaduto Obirici, na avenida Assis Brasil.

Conforme o prefeito, é uma obra longa que vai beneficiar cerca de 250 mil a 300 mil pessoas que são atingidas por alagamentos. "É uma obra que as pessoas vão lembrar da prefeitura enquanto ela está sendo feita ou vão lembrar do Executivo se não der certo. Depois que ela estiver pronta a comunidade vai esquecer da prefeitura na questão relacionada aos alagamentos", destacou. Conforme o prefeito, é necessário a recuperação das estruturas de escoamento da cidade que possuem mais de 60 anos.

Segundo Marcelo Gazen, o sistema de macrodrenagem do Arroio Areia é uma das mais importantes obras da cidade com investimentos de R$ 107,2 milhões. "São 26 intervenções de obras lineares, de construção de reservatórios e casas de bombas. Os trabalhos estarão finalizados em agosto de 2022 e vai melhorar a parte de alagamentos e drenagem. São tubulações com mais de 60 a 70 anos que precisam se trocadas. Conforme Gazen, as obras tem um impacto sobre 14 bairros da zona Norte da cidade.

As obras de ampliação do sistema de macrodrenagem do Arroio Areia têm investimento da União de R$ 107,2 milhões (incluindo a verba para trabalhos sociais e apoio à fiscalização de obras). Foram iniciadas em junho de 2018, com a construção de um reservatório em concreto, com capacidade de armazenamento de 7,6 mil metros quadrados, na Praça Doutor Luis Francisco Guerra Blessman, no bairro Três Figueiras. Essa primeira obra está com a parte de drenagem concluída e o reservatório em funcionamento.

Estão em andamento o nivelamento do terreno para urbanização da praça. Com as duas novas obras do conjunto iniciadas em junho, três etapas já estão sendo executadas. A obra da Plínio será a quarta a entrar em operação. Os recursos, a fundo perdido, são provenientes do Plano Nacional de Gestão de Risco e Resposta a Desastres Naturais – o chamado PAC Prevenção – e têm uma contrapartida financeira de R$ 1,3 milhão da prefeitura.

Em razão das obras, a região do bairro Passo d’Areia, na zona Norte de Porto Alegre, terá alterações no trânsito. A mudança acontece em função desta etapa de obras de macrodrenagem do Arroio Areia. A EPTC informa que as alterações na região do IAPI seguirão nas próximas semanas. A principal mudança ocorreu na avenida Plínio Brasil Milano, no trecho entre o viaduto Obirici e o número 2402, sentido bairro/Centro, que será bloqueado e terá o trânsito direcionado para duas faixas no contrafluxo do sentido oposto, com acessos no canteiro central. As ruas Cacequi, Sobradinho e Gustavo Moritz estarão liberadas apenas para acesso local, com passagem protegida para pedestres.

Os motoristas que trafegarem pela avenida Plínio Brasil Milano no sentido Centro/bairro poderão utilizar a faixa da direita compartilhada com o transporte coletivo, mas serão orientados a desviar pela rótula da rua José da Silva para acessar a avenida Assis Brasil pela avenida Grécia, que será a principal alternativa, ou pelas ruas Jary e Bezerra de Menezes. Com exceção da linha de ônibus 608 IAPI, que terá seu terminal transferido para a rua Jary, as demais linhas de transporte público não sofrerão alterações no trecho. Os bloqueios ocorrerão em etapas, para que ocasione o menor impacto possível, e serão sinalizados com as indicações dos desvios. Conforme o avanço das obras, podem ser feitos ajustes.


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