Começam preparativos para Finados nos cemitérios da Capital

Começam preparativos para Finados nos cemitérios da Capital

Funcionários trabalham na limpeza de corredores e revitalização de jardins

Marcos Koboldt / Correio do Povo

Parentes também aproveitam para cuidar dos túmulos

publicidade

Os cemitérios de Porto Alegre já começaram os preparativos para o Dia de Finados, comemorado na quarta-feira. Funcionários trabalham na limpeza dos corredores e na revitalização dos jardins. As amigas Mary Mora, Giuldete Gomes e Neli Schimitt percorrem anualmente os túmulos dos familiares falecidos, nos cemitérios São Miguel e Almas, João XXIII e da Santa Casa. “Procuramos vir alguns dias antes para ter mais tranquilidade e encontrar flores mais bonitas”, relatou Giuldete, enquanto arrumava o arranjo de flores junto à sepultura da mãe.

Neli disse que tens entes queridos sepultados nos três cemitérios. “Fazer esta romaria acompanhada de minhas amigas é fundamental, pois juntas acabamos conversando e lembrando as histórias bonitas de nossos parentes que não estão mais conosco”, afirmou. Mary acredita que enfeitar os jazigos com flores é uma justa homenagem. “ É uma demonstração de carinho”, frisou.

No dia 2 de novembro o arcebispo metropolitano, dom Dadeus Grings, celebrará missa campal, a partir das 10h, no estacionamento do Cemitério Santa Casa, que recebe, em média, 10 mil visitantes mensalmente. No Dia de Finados, são esperados 20 mil pessoas.

Entre as sepulturas mais visitadas do Santa Casa está a do músico Teixeirinha, que faleceu em 1985. Importantes nomes da história política do Rio Grande do Sul, como Julio de Castilhos, Borges de Medeiros, entre outros, estão sepultados no local. O cemitério São Miguel e Almas realizará procissão e bênção dos túmulos após o encerramento da missa das 15h30min.

No cemitério João XXIII será realizada uma série de atividades culturais e de promoção de saúde e bem-estar. Entre as ações previstas está a apresentação musical com grupo de cordas, show com o cantor Bagre Fagundes e convidados. As crianças poderão participar de oficinas de conscientização ambiental. Além disso, quem estiver no João XXIII poderá medir a pressão arterial e verificar a taxa de glicose. Às 15h30min ocorrerá celebração inter-religiosa.

No Cemitério Parque Jardim da Paz está programado o lançamento aéreo de pétalas de rosas às 10h45min, caso não esteja chovendo. Também serão celebrados missas e cultos durante o dia. Voluntários estarão no local para medir a pressão dos visitantes. O grupo Galera da Medula e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre estarão cadastrando doadores de medula óssea.

No Cemitério Vila Nova o horário de visitação também é ampliado na terça e quarta-feira. Serão realizadas duas missas no local, sendo uma pela manhã e outra à tarde. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente não divulgou a programação dos cemitérios públicos municipais Tristeza, São João e Belém Velho.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895