Geral

Comunidades de Brumadinho são evacuadas após alerta de risco de novo rompimento

Às 5h30min, sirenes foram tocadas para os moradores saírem de suas casas

Comunidades de Brumadinho são evacuadas após alerta de novo rompimento
Comunidades de Brumadinho são evacuadas após alerta de novo rompimento Foto : Mauro Pimentel / AFP
* Com informações da Agência Estado e R7

Menos de 24 horas depois da tragédia na Mina Córrego do Feijão, sirenes pelo risco iminente de rompimento de outra barragem foram acionadas na madrugada de domingo em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, onde na sexta-feira aconteceu uma catástrofe, informaram a empresa Vale e os bombeiros. Em um comunicado, a Vale informou que acionou as sirenes às 5h30min "ao detectar o aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem VI". As autoridades foram avisadas e os moradores retirados do local.

• Leia mais sobre a tragédia de Brumadinho



Esta barragem faz parte do complexo de Brumadinho e é um depósito de água, com volume de 1 milhão de m³. Fica ao lado da barragem I, de rejeitos de minério, que rompeu na sexta-feira. No sábado, diante do risco, a empresa começou a fazer o bombeamento dessa água para fora da barragem IV. "As autoridades foram avisadas e, como medida preventiva, a comunidade da região está sendo deslocada para os pontos de encontro determinados previamente pelo Plano de Emergência. A Vale continuará monitorando a situação, juntamente com a Defesa Civil", informou a empresa em nota.

De acordo o tenente Pedro Aihara, porta-voz dos Bombeiros, a sirene foi acionada indicando "risco iminente do rompimento da barragem" e logo depois os bombeiros deram início à evacuação das comunidades que ficam à jusante da barragem. "O Corpo de Bombeiros permanece com todas as suas aeronaves em prontidão se for necessário deslocar equipes para algum local mais distante ou para realizar regaste e salvamento", disse em áudio distribuído à imprensa.

Pelo telefone 190 da Polícia Militar de Minas Gerais, a reportagem do R7 recebeu a seguinte mensagem; "O senhor deve deixar o local que está e ir para um ponto de encontro. No local onde o senhor está é a Faculdade ASA. Deixe o local calmamente e vá para lá", Logo após o alerta, a equipe foi ao local, onde está montado o centro de buscas por desaparecidos do rompimento da barragem de sexta e encontrou ao menos uma dezena de moradores que tinham dificuldades de obter informações sobre o alerta.

O empresário Felipe Salviano, 30, estava dormindo quando foi surpreendido pelo alerta. "Era um alarme bem alto falando pra evacuar as casas e que não era uma simulação". A aposentada ana Amélia Silva, mora perto do rio Paraopebas e desde as 5h40min deixou sua casa após ouvir a sirene e policiais militares passarem em sua rua ordenando a evacuação.