Geral

Confira os serviços que funcionam no feriadão de Carnaval

Bancos só voltarão a abrir na quarta-feira de cinzas, após o meio-dia

Nesta segunda e terça-feiras de Carnaval, os bancos estarão fechados. O atendimento vai retornar somente a partir das 12h da quarta-feira de Cinzas, dia 17. A exceção é o Banrisul, que começa a atender ao público a partir das 11h. As faturas de água, luz, telefone e TV a cabo, além de carnês que vencem nos dias 15 e 16, podem ser pagos na quarta-feira sem incidência de juros ou multa. Os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente. Os horários devem estar afixados em todas as agências bancárias.

SERVIÇOS ESTADUAIS

As agências do Tudo Fácil, que ficam no Centro e na Zona Norte, fecham segunda e terça-feira, e reabrem na quarta-feira, a partir das 13h. Os trens da Trensurb irão circular em horários especiais. De sábado a terça-feira, o intervalo será entre 12 e 15 minutos, com partidas entre 5h e 23h25min. Já a Ceasa irá fechar entre sábado e domingo, com reabertura na segunda-feira, entre 5h30 e 11h. De terça a sexta-feira, o expediente será das 13h30 às 18h30.

Os serviços de call center da CEEE vão continuar com atendimento 24h durante todo o feriadão. Os números 0800 999 196 e 0800 721 2333 tem ligação gratuita. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), no entanto, não tem call center. Para emergências, devem ser acionadas as Unidades de Saneamento de cada município.

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) irá reforçar a fiscalização nas estações rodoviárias e estradas. O telefone de fiscalização na rodoviária de Porto Alegre é o 51-3228 5232. Os credenciados do Departamento Estadual de de Trânsito (Detran) tem horário de trabalho alterado. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Registros de Veículos Automotores (CRVAs) e as Fábricas de Placas e Tarjetas tem funcionamento facultativo no sábado, segunda-feira e terça-feira. Domingo, os serviços fecham. Já os Centros de Remoção e Depósito (CRDs) funcionarão em plantão 24h apenas para remoção. Os serviços voltam ao normal na quarta-feira.

O serviço de emergência ambiental funciona em regime de plantão, pelo telefone 51-9982-7840. O Parque Zoológico funciona em horário normal, de terça a domingo, das 8h30 ás 17h. Crianças até 12 anos são isentas e ingresso. Adultos pagam R$ 4. No Jardim Botânico de Porto Alegre, o funcionamento também é de terça a domingo, entre 8h e 17h. O Museu de Ciências Naturais, que fica na rua Salvador França, 1427, estará fechado segunda e terça.

Na área da saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona normalmente, pelo telefone 192. Também funcionam normalmente a Central de Regulação de Leitos, o Centro de Informações Toxicológicas (pelo telefone 0800 721 3000), bem como o Disque Vigilância e o Disque Aids. A Farmácia de Medicamentos Especiais ficará fechada nos dias 15 e 16. O Hemocentro recebe doações até as 18h desta sexta-feira, e retoma essa atividade na quarta-feira ao meio-dia. A distribuição de sangue para os hospitais, no entanto, funciona normalmente e 24h.

Os órgãos de segurança pública funcionam pelos telefones de emergência. Batalhões e delegacias estarão fechadas. Apenas os serviços de Pronto Atendimento irão funcionar.

SERVIÇOS MUNICIPAIS

O plantão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) irá funcionar 24h pelo telefone 115. Os postos de atendimento comercial estarão fechados, e reabrem na quinta-feira a partir das 12h. O DMLU irá realizar coleta seletiva e de lixo orgânico normalmente. O departamento só não funciona aos domingos.

O plantão do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) funciona entre 8h e 17h, pelo telefone 3289-2200.

Os hospitais e Pronto-Atendimentos vão funcionar normalmente. As Unidades Básicas de Saúde fecham no final da tarde de sexta-feira e só reabrem ao meio-dia da quarta-feira. Os Postos de Saúde da Família reabrem às 13h. Já no Complexo Cultural do Porto Seco (Sambódromo), haverá distribuição de camisinhas, realização de teste instantâneo de HIV, equipes de pronto atendimento e duas ambulâncias do Samu.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vai atender 24h pelo telefone 118. O plantão da Defesa Civil municipal irá funcionar pelo 3268-9026. A fiscalização da Smam atenderá nos telefones 3289-7541 e 3289-7542, entre 8h30 e 18h, sem funcionar ao meio-dia. O disque pichação atende 24h pelo telefone 153. A equipe de iluminação pública da Smov atende emergências pelo telefone 3289-8582. Já a divisão de Conservação de Vias Urbanas terá duas equipes de plantão, no telefone 3289-8506.

Os albergues e abrigos municipais ou conveniados à prefeitura irão funcionar como sempre. O plantão geral da Fundação de Assistência Social e Cidadania é pelo 9955-0270, com o diretor técnico Mauro Vargas.

COMÉRCIO

O Shopping Praia de Belas irá funcionar normalmente sábado e segunda-feira. No domingo e na terça-feira, abre normalmente a praça de alimentação e a abertura das lojas é facultativa. Na quarta-feira, o shopping abre a partir do meio-dia.

No Shopping Iguatemi, sábado e na segunda-feira, o funcionamento é normal, das 10h às 22h, . No do domingo, o atendimento das lojas é das 14h às 20h, e a praça de alimentação abre as 11h30. Na terça-feira de carnaval, a praça de alimentação funciona entre 11h30 e 22h, e a abertura das lojas é opcional.

A praça de alimentação do Shopping Bourbon Country atende normalmente, e as lojas tem ponto facultativo na terça-feira. No dia 16, estarão fechados o hipermercado e o playground.

Conforme o site do Barra Shopping Sul, os horários não serão alterados em virtude do feriado. As lojas do Shopping Total, no domingo e na terça, atendem das 14h às 20h. Já a praça de alimentação funciona entre 11h e 22h.