Confronto entre estudantes da Unisinos e BM deixa quatro feridos

Confronto entre estudantes da Unisinos e BM deixa quatro feridos

Dois universitários e dois policiais foram encaminhados para hospital em São Leopoldo

Correio do Povo e Rádio Guaíba

publicidade

Um protesto de estudantes da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na noite dessa quinta-feira terminou em confronto com a Brigada Militar (BM). Dois soldados e dois universitários ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Centenário em São Leopoldo, no Vale do Sinos. 

De acordo com o 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), um grupo de universitários protestava em frente à instituição contra o reajuste no valor das mensalidades, quando, por volta das 20h30min, alguns estudantes começaram a arremessar rojões e pedras contra policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE) que acompanhavam a manifestação.

Uma guarnição do 25º BPM foi chamada em apoio ao POE. Três estudantes foram detidos, um deles é suspeito de atirar uma pedra contra a viatura e outro, de atingir um policial com um mastro de bandeira. 

Ocupação da reitoria

Cerca de 20 estudantes ocuparam a reitoria da Unisinos na tarde de 28 de novembro. O grupo, orientado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), é contra o aumento das mensalidades para o ano que vem. A proposta de elevação do valor seria de 7,95%.

O Conselho Universitário (Consun) se reuniu às 14h30min para votar o planejamento da Unisinos em 2014, que inclui o reajuste das mensalidades. Conforme o DCE, apenas dois representantes do corpo discente foram liberados para participar da reunião. O número restrito fez com que os estudantes se dirigissem ao saguão da reitoria.

Com informações do repórter Jerônimo Pires

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895