Geral

Conselho aprova reajuste de 1,74% nas passagens de ônibus metropolitano

Aumento passa a valer após homologação na Agergs

O Conselho Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros (CETM) da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) aprovou, nesta quarta-feira, o reajuste de 1,74% nas passagens de ônibus que atendem 33 municípios da região Metropolitana. O percentual havia sido indicado por técnicos da Secretaria Estadual de Obras, após recálculo devido à Medida Provisória (MP) do governo federal que isentou as empresas de transporte público do pagamento de PIS e Cofins. A desoneração da folha de pagamento também foi levada em conta.

Agora, o secretário de Obras, Luiz Carlos Busatto deve liberar a ata do aumento, a ser encaminhado à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs). No prazo de 50 dias, a agência deve homologar o reajuste.

A Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros (ATM) havia proposto índice de 5,88%. Ontem, porém, o gerente da ATM, Érico Michells, afirmou à Rádio Guaíba que o índice apresentado pelo Estado é satisfatório. "A matemática do governo é simples e justa”, resumiu.

O preço deve subir para 1,2 mil linhas de ônibus que atendem cerca de 1,5 milhão de usuários. No ano passado, o aumento foi de 6,28%. O cálculo é baseado em rodagem, preço de combustível e lubrificante, tributos, peças e acessórios, despesas administrativas, manutenção e operação, entre outros itens.


Bookmark and Share