Conselho determina publicação imediata de salários nominais do MP-RS

Conselho determina publicação imediata de salários nominais do MP-RS

Ministério não divulgava dados sob argumento da proteção de lei estadual

Correio do Povo

publicidade

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu por unanimidade, nesta terça-feira, que o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) siga o disposto na Lei de Acesso à Informação (LAI) e divulgue as remunerações de membros e servidores com identificação pessoal.

O MP-RS vinha recusando a publicação individualizada da remuneração dos integrantes do órgão, sob argumento de que a lei estadual que veda a identificação pessoal dos salários, e que a própria LAI permitiria a não divulgação de informações que pudessem ameaçar a segurança e a vida da sociedade.

Entretanto, o plenário entendeu, conforme precedente do Supremo Tribunal Federal (STF), que a lei estadual não pode prevalecer sobre Lei de Acesso à Informação, mais recente, e que a divulgação de salários não põe em jogo nem a segurança do Estado nem do conjunto da sociedade. 

De acordo com a resolução que regula a aplicação da Lei de Acesso à Informação no Ministério Público, as informações relativas a salários e gratificações devem ser publicadas de maneira individualizada, por nome ou matrícula do servidor. A decisão determina a imediata publicação dos dados no site do MP estadual.

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) publicou, no dia 15 de maio, os salários dos juízes e servidores identificados pelo nome, conforme determinação do STF. A ministra Rosa Weber negou recursos movidos pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) para impedir a divulgação.

Nesta terça-feira, foi a vez da Assembleia Legislativa (AL) do Estado decidir divulgar a remuneração dos servidores. A decisão foi tomada pelos seis deputados que integram a Mesa Diretora da Casa. Para a decisão entrar em prática, os deputados gaúchos terão que revogar a lei estadual que impede a divulgação nominal. 

Bookmark and Share

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895