Conserto de adutora é concluído e abastecimento retorna de forma gradativa em Novo Hamburgo

Conserto de adutora é concluído e abastecimento retorna de forma gradativa em Novo Hamburgo

Comusa desconhece o que causou o problema, mas admite que a rede precisa ser substituída

Rádio Guaíba

Operários serraram a parte avariada para substituir por uma tubulação nova

publicidade

A Comusa informou ter concluído, às 17h45min desta segunda-feira, o conserto da adutora de água bruta que se rompeu em Novo Hamburgo durante a tarde desse domingo. A autarquia prevê que o abastecimento, prejudicado em função do dano, se normalize de forma gradativa, durante a madrugada desta terça.

Para fazer o conserto, a Comusa dependia de a Defesa Civil retirar as famílias abrigadas nas casas, o que foi concluído por volta das 14h. A partir de então, operários e máquinas começaram o conserto. Para acessar o local do rompimento, uma das casas precisou ser parcialmente demolida.

A autarquia reconhece que problemas pontuais podem surgir na manhã de terça-feira. Como parte da rede ficou seca, bolhas de ar surgem na tubulação impedindo a passagem da água. Técnicos prometem trabalhar para que reparar esse tipo de situação.

Durante o conserto, autarquia adotou sistema de rodízio

A adutora leva a água captada no Rio dos Sinos para a Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Rondônia. O rompimento da tubulação causou danos em moradias irregulares, tamanha a força da vazão da água captada. O dano ocorreu sob o leito do Arroio Manteiga, próximo à Estrada da Integração Leopoldo Petry. Com o problema, a autarquia conseguiu manter apenas 50% do bombeamento de água tratada, o que não é suficiente para abastecer os moradores. Durante o final de domingo e a segunda-feira, a Comusa adotou um sistema de rodízio no fornecimento de água para amenizar a falta de água temporária.

A Comusa ainda desconhece o que causou o problema, mas admite que a rede, de mais de 60 anos, precisa ser substituída.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895