Construção da nova ponte do Guaíba toma forma

Construção da nova ponte do Guaíba toma forma

Estrutura ainda depende de licença da Fepam para reassentamento de famílias

Correio do Povo

Estão sendo colocadas estacas de 30 metros de comprimento que pesam em torno de 30 toneladas

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A construção da nova ponte do Guaíba começa a tomar forma em Porto Alegre. Quem passa pela BR 290, no sentido Interior-Porto Alegre, consegue observar a estrutura avançar. Os trabalhadores da construtora contratada atuam em duas frentes: em escavações no terreno localizado na rua João Moreira Maciel, no bairro Humaitá, e dentro do Guaíba, com a colocação de estacas de 30 metros de comprimento e que pesam aproximadamente 30 toneladas.

Dentro das águas, existem marcações com boias para delimitar a área de trabalho da empresa. No terreno da rua João Moreira Maciel, estão depositadas peças pré-moldadas da nova ponte, como por exemplo vigas e estacas. Quem passa pela BR 290 visualiza também um guindaste para fixação da estrutura. O bate-estaca tem capacidade para 120 toneladas e funciona como um martelo gigante para cravar as estacas.

A Fundação de Proteção Ambiental (Fepam) ainda não concedeu licença para que se inicie o processo de reassentamento das famílias que terão de deixar a área em razão das obras. Sem o documento, não é possível aprovar o Estudo de Viabilidade Urbana e erguer a infraestrutura das novas casas. A Fepam promete realizar, em breve, a vistoria nos locais. Quando o processo de desapropriação das áreas privadas estiver concluído, a Justiça Federal dará início a audiências de conciliação.

A nova ponte terá uma extensão de 7,3 quilômetros 2,9 quilômetros, além de 4,4 quilômetros em acessos e obras de artes especiais alargamento da ponte do Saco da Alemoa, elevadas e viadutos. Com 28 metros de largura nos vãos principais, a pista terá duas faixas de rolamento, acostamento e refúgio central. O valor é de R$ 649,6 milhões em recursos do governo federal. A conclusão da ponte está prevista para outubro de 2017.

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