Copa altera horário de comércio e serviços em Porto Alegre
Não será feriado em dias de jogo, mas lojas podem ter expediente diferenciado
publicidade
Transporte
O horário de alguns ônibus de Porto Alegre sofrerá alteração. Linhas de menor fluxo de usuários, em razão do ponto facultativo e do cancelamento das aulas em dias de jogos, terão frota reduzida. No entanto, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as linhas com maior fluxo não serão alteradas.
A Trensurb informa que funcionamento nos dias que Porto Alegre receber jogos durante a semana – 18, 25 e 30 de junho – serão equivalentes aos horários de vale (oposto de pico) ao longo da maior parte do dia. O intervalo entre viagens será de oito minutos ao invés dos dez minutos habituais. E quando as partidas na capital gaúcha forem no domingo – 15 e 22 de junho –, os intervalos entre viagens ao longo do dia são de oito minutos ao invés dos 15 minutos costumeiros.
Já nos dias de jogos da Seleção Brasileira, quando a partida for às 17h – em 12 e 23 de junho –, o horário de pico será antecipado para as 15h, com intervalos entre viagens de cinco minutos no período aproximado das 15h às 17h. E quando Brasil jogar às 16h – no dia 17 de junho –, o pico será antecipado para as 14h, com intervalos de cinco minutos no período aproximado das 14h às 16h.
Bancos
O Sindicato dos Bancário do Rio Grande do Sul (SindBancários) publicou nota informando os horários diferenciados das agências, do Banco Central e da Pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Nos dias 18 e 25, o expediente será das 8h às 12h e no dia 30, das 9h às 15h.
Comércio
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) orienta que o comércio da Capital funcione normalmente em dias de jogos da Seleção Brasileira, bem como em dias de jogos realizados em Porto Alegre. Por não ser feriado em nenhuma das ocasiões, serão dias normais de trabalho. Cada loja poderá determinar, no entanto, os horários de expediente, interromper temporariamente ou encerrar as atividades.
Serviço público
A Prefeitura da Capital definiu que não será feriado nos dias dos jogos, no entanto, está autorizado o ponto facultativo nas datas das partidas da Seleção Brasileira e nos confrontos no estádio Beira-Rio que ocorrem em dias úteis.
Funcionários da Administração, autarquias e fundações públicas do governo do Estado terão o horário de expediente alterado durante alguns dias de jogos da Copa do Mundo: os servidores trabalharão das 8h às 11h quando os jogos tiverem início às 13h. Para os dias de jogos às 17h, o horário será das 8h às 15h, de maneira ininterrupta. Esta medida vale para os dias de jogos da Seleção Brasileira e também para partidas que forem realizadas em Porto Alegre.
Os horários especiais, no entanto, não se aplicam aos serviços considerados essenciais. Além disso, o texto diz que todos deverão adotar escalas de compensação de horário “a fim de que seja garantida a continuidade da prestação de serviço”, afirma o decreto. Terão horários especiais Banrisul, Procergs, CEEE, Ceasa, Corsan, Uergs, FDRH, Fepam, Metroplan e as subsidiárias do Banrisul e entidades de relacionamento com o governo, como a BRDE e Emater.
Jogos do Brasil em dias úteis
Dia 12/06 | quinta-feira | Brasil x Croácia
Dia 17/06 | terça-Feira | Brasil x México
Dia 23/06 | segunda-feira | Brasil x Camarões
Jogos no Beira-Rio em dias úteis
Dia 18/06 | quarta-feira | Austrália x Holanda
Dia 25/06 | quarta-feira | Nigéria x Argentina
Dia 30/06 | segunda-feira | oitavas-de-final (confronto a ser definido)
type="text/javascript" src=" http://s7.addthis.com/js/250/addthis_widget.js#username=xa-4c76b6086e4c1cff">