Para o filho do ex-deputado, Airton Vargas Júnior, o pai foi uma pessoa muito importante para o Estado. “Ele deixou um legado importante para o parlamento gaúcho como deputado e também para os gaúchos”, destacou.
Além de deputado estadual, Vargas foi secretário estadual de Educação e Cultura, no período de 1975 a 1979 e presidente da Assembleia Legislativa entre maio de 1982 e janeiro de 1983. O ex-deputado foi eleito em 1978 com 43 mil votos, um dos mais votados na época. Além disso, foi presidente d a Assembleia Legislativa entre maio de 1982 e janeiro de 1983.
Ele atuou também como conselheiro da Ulbra e do Banrisul e encerrou a carreira pública como delegado da Educação, até o órgão ser extinto, no governo do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Vargas tinha dois filhos, Airton Vargas Junior e Airlene Vargas, e era casado atualmente com Leonice Vargas.