Corpo de Oscar Niemeyer é velado no Palácio do Planalto

Corpo de Oscar Niemeyer é velado no Palácio do Planalto

Deputados divulgam nota de pesar por morte do arquiteto

AE

Corpo do arquiteto Oscar Niemeyer chega à Base Aérea de Brasília

publicidade

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer, morto ontem aos 104 anos no Rio de Janeiro, chegou por volta das 15h50min ao Palácio do Planalto, onde está sendo velado. O Palácio do Planalto é um projeto de autoria do próprio Niemeyer. Oito cadetes da Polícia Militar do Distrito Federal subiram a rampa carregando o corpo do arquiteto. A bandeira do Brasil foi colocada sobre o caixão e retirada logo depois.

Leia mais:

Infecção respiratória causou morte de Niemeyer
Clique aqui e confira a lista de obras, organizada de forma cronológica
Dilma exalta Niemeyer, em nota oficial

Ao telefonar para a família de Niemeyer para prestar condolências, ainda na noite de ontem, a presidente Dilma Rousseff colocou o Planalto à disposição para o velório. Um avião cedido pela própria Presidência da República transportou o corpo do Rio de Janeiro para Brasília. Além de Dilma e da viúva de Niemeyer, Dona Vera; os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; do Senado, José Sarney (PMDB-AP); e da Câmara, Marco Maia (PT-RS) acompanham o velório.

Também estão presentes os ministros do Planejamento, Miriam Belchior; das Relações Exteriores, Antonio Patriota; da Defesa, Celso Amorim; da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas; da Educação, Aloizio Mercadante; da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho; da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; da Saúde; Alexandre Padilha; do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito, e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.

Em homenagem a Niemeyer, foi feito um minuto de silêncio quando o corpo chegou ao Planalto, e antes da solenidade de anúncio de investimentos para portos, pela manhã. O velório ficará aberto ao público a até as 20h.

Em nota, parlamentares lamentam morte

Líderes e presidentes partidários na Câmara distribuíram nesta quinta-feira uma nota de pesar pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer. As manifestações se juntaram a outras que vêm sendo divulgadas desde a noite passada, após o anúncio da morte do arquiteto no Rio de Janeiro.

"Niemeyer é o símbolo da arquitetura moderna e do espírito inovador brasileiro. Revolucionou a concepção urbana com um jeito diferente de lidar com o concreto, quase como se fosse uma escultura", afirmou o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE).

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), declarou: "O orgulho de ser brasileiro fica menor com a morte de Oscar Niemeyer. Ao arquiteto singular que colocou no concreto armado a marca da genialidade a homenagem dos que fazem os Democratas".

O líder do PSD, deputado Guilherme Campos (SP), afirmou que os ideais revolucionários de Niemeyer ficarão para sempre em nossas mentes. "A genialidade de seus projetos arquitetônicos e a beleza estética de suas obras serão para sempre lembradas em todos os pontos do País e do mundo. Além de mestre da arquitetura, um pensador multifacetado que encantou a todos em seus 104 anos de vida", disse.

O corpo de Niemeyer chegou a Brasília por volta das 14h30min em um avião da Presidência da República. Após seguir em cortejo em carro aberto, acompanhado pela cavalaria dos Dragões da Independência, o corpo será velado no Palácio do Planalto, entre 15h e 20h.

Bookmark and Share 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895