A partir desta sexta-feira o Correio do Povo passa a contar com um novo recurso tecnológico que disponibilizará conteúdos complementares às matérias e anúncios do jornal. Com o uso de um smartphone ou tablet, os leitores poderão ter acesso a vídeos, fotos, infográficos, áudios ou documentos, com possibilidade de produções em 3D, inclusive. A novidade, apresentada para a imprensa especializada na tarde desta quinta-feira, faz do CP pioneiro no país ao ter um aplicativo próprio para realidade aumentada, o CP Mobile. Um selo aplicado a partir de hoje nas páginas do jornal irá indicar quais matérias contam com o recurso, que estarão indicadas, também, no topo da capa do jornal.
Além do material produzido pela equipe do jornal, vídeos da TV Record e do Portal R7 também podem ser adicionados. “A realidade aumentada já é bastante usada fora do país e neste momento estamos entrando com um pioneirismo no Brasil de usá-la como um link imediato com o que está no papel com o digital, que facilite ao leitor a dar uma continuidade ao que está consumindo em uma matéria”, explica Denilson Saltoris, diretor da LZW Processamento de documentos, empresa desenvolvedora do CP Mobile Powered by Wikitude. Para Saltoris, a expansão da Internet móvel torna este o momento ideal para essa iniciativa. “À medida que houver avanços com a disponibilidade do serviço de dados móveis, aumentam as possibilidades. Esse novo recurso mantém o leitor no jornal, com pequenos intervalos digitais e pode atrair um perfil mais jovem”, reflete.
A proposta busca trazer mais interatividade com o uso de novas tecnologias acessadas a partir da edição impressa, o que revoluciona a experiência de interação com o jornal, já que o leitor não migra para a navegação na Web, mas sim utiliza a realidade aumentada como um complemento da leitura. Há possibilidades também para os conteúdos comerciais.
“Estamos oferecendo aos leitores e aos anunciantes mais uma ferramenta de valorização do jornal como meio de informação e de acesso a novas tecnologias de realidade aumentada”, esclarece o diretor de Redação do CP, Telmo Flor. “Cabe a nós trazer mais atrativos para os leitores, que têm sido cada vez mais consumidores de informação”, complementou.
Para o diretor comercial João Müller, a novidade reforça o perfil inovador do CP. “Fomos um dos primeiros jornais do Brasil a ter uma redação informatizada, e o primeiro e único a imprimir em três parques gráficos longes da sua sede. Novamente, seguindo sua característica, será um dos primeiros jornais do país a proporcionar aos seus leitores a experiência da realidade aumentada.”
Recursos disponíveis também nos anúncios
O Correio do Povo vai mudar a forma de se ler jornal. Essa é a opinião de quem testou o aplicativo da realidade aumentada, cujo projeto está em desenvolvimento desde o início do ano. O presidente da Associação Riograndense de Propaganda (ARP), Zeca Honorato, destacou que a novidade, além de mudar a experiência para os leitores, abrirá uma série de oportunidades para os anunciantes.
“Como leitor, fiquei muito impactado porque mudou a minha experiência de consumidor do jornal. Dá a possibilidade de ter um jornal que não acaba na leitura, que dá a oportunidade de expandir a informação. O CP passa a ser um jornal vivo. É ótimo para o anunciante, pois abre uma série de oportunidades. Torna o CP um veículo de vanguarda”, afirmou Zeca Honorato.
A diretora da Open 5 Comunicação, Mariana Mânica, destacou que o recurso vai trazer vida para os anúncios. “É algo que transcende o papel e traz vida ao anúncio estático. Uma nova maneira de comunicar e anunciar. A tecnologia RA entra na realidade da vida dos leitores, oportuniza uma experiência de emoções. Sai do lugar comum e faz o leitor navegar e interagir com o produto e o serviço anunciado. O Correio do Povo inova no mercado nacional e fortalece a sua importância para a vida dos gaúchos”, analisou.
O QUE É
A realidade aumentada, recurso no qual baseia-se o aplicativo CP Mobil, permite interação entre o ambiente virtual e o real. A tecnologia já é utilizada pelos bancos, por exemplo, para o pagamento de boletos pelos celulares. Os objetos virtuais podem ser gerados por computador em um ambiente real, através de algum dispositivo tecnológico, como smartphones e tablets. Para sua utilização, é necessário um dispositivo que possa capturar imagens, como as câmeras dos celulares, por exemplo, e acesso à Internet.
COMO UTILIZAR
1- Procure no Google Store ou Apple Store o aplicativo “Wikitude” e baixe-o gratuitamente.
2- Ao abrir o Wikitude, no campo de busca procure por “Correio do Povo”. O aplicativo CP Mobil ficará visível. Clique no ícone e, ao abri-lo, pressione a estrela no canto superior para deixá-lo como favorito.
3- Agora é só aproximar o celular ou tablet das matérias com o símbolo CP Mobil no jornal e conferir os conteúdos.
Correio do Povo lança aplicativo multimídia
O novo ‘CP Mobil’ vai permitir ao leitor ter acesso a conteúdos<br />complementares às matérias do jornal