Geral

Cortados os primeiros 35 eucaliptos ao longo da Estrada do Conde

Trabalho deverá seguir ao longo da semana

A Prefeitura de Guaíba confirmou já ter cortado 35 dos 152 eucaliptos existentes ao longo da Estrada do Conde, que leva em direção a Eldorado do Sul. O trabalho, que começou pela manhã, é preventivo, já que a maioria das árvores está comprometida. A retirada envolve, além de secretarias municipais, a CEEE, a Corsan, a Sulgás, o Corpo de Bombeiros e a Embratel. A previsão inicial era cortar 20 eucaliptos por dia. Árvores com ninhos de pássaros só serão retiradas depois que os filhotes crescerem.

No sentido Guaíba-Eldorado do Sul, a interrupção é total e o trânsito é desviado pela avenida Nei Brito. No sentido contrário apenas uma pista opera, mas, no momento do corte da árvore, a estrada sofre bloqueio total. O trabalho ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e só deve ser interrompido em caso de chuva.

Com isso, quem precisa se deslocar de carro de Porto Alegre para a região Sul do Estado pela BR 116 fica sem alternativa a não ser não pagar o pedágio em Eldorado Sul, pois a Estrada do Conde serve como principal via para driblar a tarifa da concessionária Concepa.

"Muitas árvores estão ocas e outras foram incendiadas. São mais de 12 mil carros circulando diariamente na Estrada do Conde”, alertou o prefeito de Guaíba, Henrique Tavares. “A arborização do local prevê o plantio de espécies nativas e isso vai ser executado a partir da conclusão da obra”, explicou a secretária da Agricultura e do Meio Ambiente, Cláudia Jardim.

Concebida originalmente para receber apenas 600 carros por dia (20 vezes menos que o tráfego atual), a Estrada do Conde deve ser duplicada. A obra, nos 4,8 km do trajeto, porém, segue sem previsão para começar. O projeto segue em processo de elaboração, pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).

Bookmark and Share