Cremers lança livro sobre os 70 anos do Conselho de Medicina do RS

Cremers lança livro sobre os 70 anos do Conselho de Medicina do RS

A publicação foi editada pelo jornalista Eliziário Goulart Rocha e pelo médico mastologista e conselheiro da entidade, José Luiz Pedrini, e conta a história da medicina no Estado

Correio do Povo

Presidente do Cremers, Carlos Sparta (c), ao lado do jornalista Eliziário Goulart Rocha (e) e do médico mastologista e conselheiro do Cremers, José Luiz Pedrini, que editaram o livro "O Cremers na história da Medicina"

publicidade

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) lançou na terça-feira, na sede da autarquia, o primeiro livro sobre a sua história, em homenagem aos seus 70 anos da entidade. Intitulado “O Cremers na história da Medicina”, o exemplar de quase 200 páginas reúne os momentos mais marcantes ocorridos durante as sete décadas, incluindo os principais fatos e nomes da medicina no Rio Grande do Sul e no Brasil.

“Este livro é o marco final dos 70 anos do Cremers. Ele foi feito com muito carinho e mostra o Cremers na história da medicina. Foi juntado fotos antigas, histórias, depoimentos e muitos arquivos. Então, ele é muito importante porque, quem conhece sua história, consegue planejar o seu futuro. É uma grande entrega para a comunidade médica”, destacou o presidente do Cremers, Carlos Sparta.

A edição do livro é do jornalista e escritor Eliziário Goulart Rocha e do médico mastologista e conselheiro do Cremers, José Luiz Pedrini. O projeto gráfico e diagramação é de Rodrigo Moraes do Nascimento.

“Envolvemos toda a comunidade interna para encontrarmos a primeira ata, que é de 1952. A capa do livro é azul, justamente, porque ela também era azul. Na primeira parte, contamos a história mundial da medicina, que iniciou lá em 3 mil antes de Cristo e viemos evoluindo até a fundação da primeira faculdade de medicina na Bahia. Então, contamos as histórias que aconteceram no Brasil, passando pelas dúvidas das vacinas, pela febre amarela até chegarmos na Covid-19 e terminamos com a história do Cremers e da medicina no Estado”, ressaltou Pedrini.

Os médicos interessados em receber o livro podem enviar e-mail para o Cremers ou solicitar a publicação através do site do Conselho. “Queremos distribuir esse livro e tenho certeza que os médicos terão muito interesse”, concluiu o presidente Carlos Sparta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895