O Estado apresenta 17,3 doadores por milhão de população (pmp). O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores pmp já no primeiro quadrimestre do ano, meta prevista para 2013. O novo objetivo do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores pmp em 2015.
O Rio Grande do Sul possui 54 equipes, uma central e seis Organizações de Procura de Órgãos. Com a melhoria da infraestrutura – especialmente a capacitação de equipes para o contato com as famílias dos possíveis doadores --, incentivo financeiro aos hospitais e na sensibilização da população por meio de campanhas anuais de incentivo à doação de órgãos e tecidos, os brasileiros têm demonstrado que a estratégia é eficiente.
No primeiro quadrimestre de 2012, foram realizados 7.993 transplantes no País. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.
O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores. Nesse primeiro quadrimestre, o país registrou aumento de 29% no número de doadores - 726 doadores -, comparado ao mesmo período do ano passado – 564. “Atingimos um patamar importante e hoje o Brasil é uma referência. O país possui o maior sistema público de transplantes do mundo. Hoje, 95% das cirurgias são realizadas pelo SUS, de forma totalmente gratuita à população”, destaca ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Ministério da Saúde no Facebook
O Ministério da Saúde e o Facebook firmaram parceria para incentivar a doação de órgãos no País. A nova funcionalidade visa estimular os usuários a expressarem o desejo de ser um doador de órgãos no Brasil. A proposta busca também promover a importância de expressar a intenção de doar usando o poder das redes sociais.
O Facebook passará a ter entre suas funcionalidades na Linha do Tempo, a opção de o usuário expor seu desejo de doar órgãos. O internauta poderá adicionar a informação de que é doador e compartilhar sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um.
“Esta é mais uma ferramenta que contribuirá para a nossa campanha de incentivo, temos que usar as redes sociais para mobilizar e engajar pessoas que apoiam a causa. Precisamos fazer com que esta ideia seja multiplicada e alcance o maior número de pessoas”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.