Geral

Crianças e adolescentes são maiores vítimas de violência na Capital, diz estudo

Mulheres representam 23% dos atendimentos realizados em 2010

Crianças e adolescentes são maiores vítimas de violência na Capital, aponta pesquisa
Crianças e adolescentes são maiores vítimas de violência na Capital, aponta pesquisa Foto : Pedro Revillion
Mulheres, crianças e adolescentes são as principais vítimas de violência entre os 211.500 casos registrados em Porto Alegre em 2010 – uma média de 580 pedidos de atendimento por dia. Desse total, 35% das vítimas são crianças e adolescentes e 23% são mulheres. Os dados do Relatório-Diagnóstico dos Atendimentos de Violência em Porto Alegre foram divulgados, nesta quinta-feira, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

De acordo com a secretaria da Saúde, os dados não representam o total da violência na cidade, porque muitos casos não são registrados e é difícil a detecção de agressões a idosos e portadores de deficiência física. “A partir de 2012 poderemos enfrentar o problema de frente e Porto Alegre servirá de exemplo para outras cidades”, disse o secretário de Saúde, Carlos Henrique Casartelli.

A Organização Panamericana de Saúde aponta que um terço dos atendimentos realizados no Brasil são casos de violência e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro é destinado a esse tipo de atendimento. Os dados foram coletados pelo Núcleo de Prevenção à Violência e inclui os serviços prestados pelas secretarias da Saúde, de Educação e de Direitos Humanos e Segurança Urbana, além da Fundação de Assistência Social e Cidadania.


Bookmark and Share