Dália afirma que lote de leite adulterado já foi retirado de circulação

Dália afirma que lote de leite adulterado já foi retirado de circulação

Empresa divulgou uma nota oficial nesta sexta-feira

Correio do Povo

Problema foi constatado após reclamação feita por consumidor

publicidade

A empresa Dália, pertencente a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) divulgou uma nota nesta sexta-feira onde afirma ter retirado de circulação todo o lote de leite que foi identificado com a presença de hipoclorito. A substância, identificada em análise realizada no Lacen, indica a presença de água sanitária no lote 5V4, com data de fabricação em 14 de agosto de 2014 e de validade 14 de dezembro de 2014. O problema foi constatado após a reclamação feita por um consumidor em Santa Maria.

No dia 30 de outubro recebemos a comunicação do SIF (Ministério da Agricultura) de que um consumidor havia enviado uma amostra de leite, envasado em 14 de agosto de 2014, à Secretaria Estadual de Saúde para análise e que, conforme laudo do exame, o leite apresentava problemas de crioscopia (sugerindo presença de água clorada). Assim, nos recomendaram o recolhimento do lote desse leite, o que está sendo feito.

Um lote de leite tem em média 6.000 litros. Nesse lote, especificamente, não tivemos nenhuma outra reclamação, à exceção desse único consumidor.

Durante todo o processo de envase de um lote de leite são realizadas, em média, 22 análises e, nesse lote, todas as análises apresentaram normalidade. É de rotina a empresa reter várias amostras de um lote para possíveis pesquisas. Temos várias amostras desse lote à disposição e todas apresentam normalidade.

Em um processo de envase industrial falhas mecânicas e humanas são possíveis, porém, atuamos com o propósito de evitá-las, num trabalho conjunto de nossa equipe de Controle de Qualidade e de fiscalização do Ministério da Agricultura.
Aos nossos consumidores, asseguramos a continuidade de um trabalho sério, com o objetivo de continuarmos a produzir alimentos seguros, como sempre o fizemos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895