Defesa Civil alerta para índice extremo de radiação ultravioleta

Defesa Civil alerta para índice extremo de radiação ultravioleta

Tendência deve se manter até o fim do mês de janeiro

Por
Correio do Povo

Índices devem se manter altos até o fim de janeiro


publicidade

A Defesa Civil emitiu um alerta para os índices extremos de radiação ultravioleta, que atingiu o nível 11 (considerado alto) nesta sexta-feira. No final de semana, quando as temperaturas devem ultrapassar os 30°C, e também na segunda, quando podem chegar até 35ºC, o alerta está mantido.

A escala vai até o 16, e qualquer número superior a 10 é considerado motivo para alerta. Conforme a Defesa Civil, o índice tem ficado acima nos últimos dias. O índice ultravioleta (IUV) é a medida da intensidade da radiação UV. Seu valor máximo é atingido exatamente ao meio-dia solar, horário de maior intensidade de radiação na Terra.

Conforme os prognósticos da Defesa Civil, mesmo quando as temperaturas estiverem mais amenas, os índices devem seguir altos. A tendência deve se manter até o fim de janeiro, o que exige cuidado em qualquer exposição ao sol.


Algumas recomendações podem ser seguidas para evitar problemas com a exposição aos raios UV. Entre elas, não ficar no sol entre às 10h e 16h, usar protetor solar com fator acima de 30, e usar acessórios para proteger a cabeça, como chapéus e bonés.