Defesa Civil do RS leva água para cidades castigadas pela estiagem

Defesa Civil do RS leva água para cidades castigadas pela estiagem

Frota de 18 caminhões-pipa partiu da Capital na manhã de hoje

Danton Júnior / Correio do Povo

Durante 20 dias veículos e agentes prestarão auxílio às cidades mais prejudicadas

publicidade

Uma frota de 18 caminhões partiu do Anfiteatro Pôr-do-Sol, em Porto Alegre, na manhã deste sábado, rumo a alguns dos municípios gaúchos mais castigados pela estiagem. A ação, promovida pela Defesa Civil do Estado, busca garantir o abastecimento de água potável, em especial nas zonas rurais.

Os veículos estão equipados com pipas de vinil, uma espécie de reservatório que permite armazenar até 4,5 mil litros de água. De acordo com o coordenador do órgão, tenente-coronel Oscar Moiano, a água será captada nas próprias cidades beneficiados e transportada para as áreas rurais, que são as mais atingidas pela falta de chuvas. Além de terem decretado emergência, as prefeituras enfrentam dificuldades em transportar água para as regiões prejudicadas.

"Está faltando água para consumo humano e esse equipamento é próprio para armazenar água potável", explica Moiano, que define a ação como "operação de ajuda humanitária". Os veículos ficarão, em média, 20 dias nos seus destinos. Em cada caminhão haverá um motorista e um técnico da Defesa Civil. O tenente-coronel espera que, após este período, com a possível volta das chuvas, não haja mais necessidade deste tipo de operação.

Os municípios beneficiados são Aceguá, Bossoroca, Campinas das Missões, Dilermando de Aguiar, Encruzilhada do Sul, Esmeralda, Ipê, Itacurubi, Manoel Viana, Porto Xavier, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Tereza, Segredo, Sobradinho e Vila Flores.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895