Defesa Civil emite alerta de temporal e chuva de granizo no Rio Grande do Sul

Defesa Civil emite alerta de temporal e chuva de granizo no Rio Grande do Sul

Condição de instabilidade deverá atingir Porto Alegre com descargas elétricas e rajadas de vento

Correio do Povo

publicidade

O calor que marcou o último final de semana e que segue presente no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira está prestes a ir embora. As Defesas Civis do Estado e de Porto Alegre emitiram hoje um alerta de temporal para as próximas 24 horas. Existe a possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento de 70 km/h. 

Temporais já foram registrados na Argentina e estão avançando em direção ao Uruguai. A MetSul Meteorologia relatou que vendavais podem ocorrer no Rio Grande do Sul. A hora estimada da chegada da chuva em solo gaúcho ainda não está definida. O modelo WRF indica que a precipitação já estaria presente no Estado, no Oeste e no Sul gaúcho. Nas demais regiões, a instabilidade deve se fazer presente da tarde para a noite. 

 

Já os modelos rodados na Europa como o ECMWF e o alemão Icon projetam a chuva da tarde para a noite desta segunda no Oeste, no Centro e no Sul e nas demais regiões do Estado apenas na terça. Todos os modelos numéricos, entretanto, indicam a possibilidade de chuva localmente forte ou torrencial com elevados volumes em curtos períodos, o que pode causar alagamentos, mas com grande variabilidade em acumulados de um ponto para outro e baixos em muitos locais mais a Leste do Estado. 

Porto Alegre 

Em Porto Alegre, são esperadas pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e também queda de granizo. A partir da chegada de uma frente fria, a tempestade deverá perder força. 

A tarde desta segunda terá muito calor, com temperaturas próximas dos 40ºC. A Capital poderá registrar 37ºC, enquanto Santa Cruz do Sul poderá ter 38ºC. 

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895