Definido esquema de transporte de peças gigantes da Refap entre Triunfo e Canoas
Equipamentos de 8,5 metros percorrerão 67 quilômetros em cinco dias, na maior operação da história do transporte de cargas
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Os acertos para que os 67 km entre Triunfo e Canoas sejam percorridos com os menores prejuízos ao fluxo de carros foram acertados, na tarde desta terça-feira. O material vai deixar Triunfo pela ERS 244, passando depois pela ERS 124, em Nova Santa Rita, pelas BRs 386 e 116 e, em seguida, pelas ruas Argentina, Farroupilha e Antônio Frederico Ozanan, em Canoas.
Durante os cinco dias de operação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai acompanhar o transporte no trecho de rodovia federal. A mesma tarefa fica a cargo do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) nos trechos estaduais, para que se evitem acidentes. No perímetro urbano, a responsabilidade do controle é dos órgãos municipais de trânsito e da Brigada Militar.
De acordo com o gerente de logística da Darcy Pacheco, responsável pelo transporte, Newvani Cirolini Correa, foi acordado que a movimentação das peças gigantes ocorrerá, na maior parte do tempo, de dia, em razão da viabilidade. Além disso, a data foi escolhida em função dos feriados de Sete de Setembro e 20 de Setembro, para que os efeitos no trânsito sejam os menores possíveis.
Ainda assim, em razão do tamanho das peças, vai ser preciso fechar parte das rodovias e, na BR-386, o sentido da via deve ser invertido em uma das faixas. “Por unanimidade, as 47 pessoas, representantes de entidades, participantes da reunião aprovaram o esquema. É o maior transporte rodoviário já feito, segundo o Dnit”, disse Correa.