Degelo no Ártico deve registrar novo recorde, alertam cientistas

Degelo no Ártico deve registrar novo recorde, alertam cientistas

Cobertura congelada no polo está perto do limite duas semanas antes do fim da época de derretimento

AFP

Degelo no Ártico deve registrar novo recorde, alertam cientistas

publicidade

A cobertura de gelo no Ártico está derretendo a uma taxa surpreendentemente rápida e pode encolher ao seu menor nível em questão de semanas, alertaram cientistas americanos nsta terça-feira. Pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder relataram que a cobertura de gelo no verão ártico já se aproximava do menor nível mesmo antes do fim da temporada de degelo.

"Os números estão chegando e estamos lendo com um sentimento de assombro", disse Mark Serreze, diretor do Centro de Dados Nacional de Gelo e Neve, vinculado à universidade. "Se o degelo parasse agora, repentinamente, teríamos a terceira baixa no registro de satélites. Ainda temos outras duas semanas pela frente, então muito provavelmente teremos um novo recorde", relatou.

O recorde anterior foi registrado em 2007, quando a cobertura encolheu 4,25 milhões de quilômetros quadrados, causando espanto entre os cientistas que não tinham previsto um degelo dramático tão cedo. A causa do fenômeno gera debates sobre a influência humana no aquecimento atmosférico através do efeito estufa pela queima de combustíveis fósseis e outras atividades industriais.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895