Ele explicou que vai fazer um relatório e encaminhar ao Ministério Público do Rio Grande do Sul, que tem a incumbência de denunciar os responsáveis pelas vítimas, caso entenda que cabe a responsabilização criminal. Segundo o Conselho Tutelar, a mãe informou que havia ido a uma padaria e deixado as crianças sozinhas, na casa localizada na rua Capitão Cristalino Fagundes. O Corpo de Bombeiros informou que os três irmãos ficaram encurralados, já que as grades existentes nas janelas da casa de madeira impediram a saída.
Corpos serão sepultados na manhã desta sexta
Os corpos de Clara Graciela Bastos Santana, de 4 anos, Andrius Bastos da Silva, de 6, e Wander Bastos da Silva, de 7, foram liberados, no fim da tarde desta quinta, do Departamento Médico Legal (DML) e devem ser sepultados às 10h de sexta, no Cemitério Jardim da Paz, onde o velório já começou. A demora foi atribuída à dificuldade de determinar a relação entre os corpos carbonizados e a identidade das vítimas. Um perito solicitou exame de DNA, mas não foi necessário, bastando a análise dos ossos e da arcada dentária.
Estudantes e professores da Escola Estadual Aparício Borges realizaram, nessa tarde, uma cerimônia religiosa em lembrança das vítimas, que eram alunos na instituição. A polícia segue esperando o laudo da perícia indicando as causas para o início das chamas.