Demanda de energia no RS bate quarto recorde em 2014

Demanda de energia no RS bate quarto recorde em 2014

Se consumo superar 7,1 mil MW, podem ocorrer cortes para equilibrar o sistema, diz CEEE

Rádio Guaíba

publicidade

Pela quarta vez desde janeiro, a demanda instantânea de energia elétrica no Rio Grande do Sul bateu recorde na tarde da última quinta-feira. Às 13h52min, a marca alcançou 6.902 MW (megawatts), sob temperatura ambiente de 38,2°C. O maior índice registrado anteriormente foi em 23 de janeiro, quando o sistema alcançou 6.765 MW às 14h32min, com 36,8°C.

No final de dezembro passado, quando o calor contribuiu para o rompimento de um cabo, deixando meio milhão de gaúchos sem luz, o diretor de Distribuição da CEEE, Guilherme Barbosa, havia informado que companhia tinha capacidade para 6,8 mil MW. O marcador foi atualizado e agora chega a 7,1 mil MW.

Caso haja a superação da marca, Barbosa admitiu que podem haver cortes seletivos momentâneos para equilibrar o sistema todo. Disse ainda que na hipótese de ocorrer a superação, o sistema nacional, interligado ao gaúcho, passa a auxiliar no abastecimento do Estado.

O presidente do Grupo CEEE, Gerson Carrion, ressaltou, em nota encaminhada à imprensa, hoje, que “investimentos já realizados e em andamento têm ampliado a confiabilidade e a robustez do sistema elétrico gaúcho”.

Demanda de energia aumentou 75% em 14 anos
Servidores do Centro de Operação do Sistema (COS) do Grupo CEEE começaram a monitorar em 2000 o fluxo de energia em território gaúcho. Há 15 anos, o recorde de consumo foi de 3.846 MW. A marca batida ontem revela que a demanda aumentou em mais de 79% em uma década e meia.

Bookmark and Share




Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895