Dentistas são imunizados contra o coronavírus na sede do CRO

Dentistas são imunizados contra o coronavírus na sede do CRO

Convênio com a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou 1,5 mil doses da Coronavac

Cláudio Isaías

Convênio entre SMS e CRO disponibilizou 1,5 mil doses de Coronavac a dentistas

publicidade

A fila de cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em saúde bucal, e em prótese dentária chamou a atenção de quem passou neste sábado pela rua Vasco da Gama, no bairro Bom Fim. Os profissionais chegaram cedo a sede do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRO/RS) onde foram  vacinados contra a Covid-19. A iniciativa, que disponibilizou um total de 1,5 mil doses da Coronavac, foi uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O presidente do CRO/RS. Nelson Eguía, disse que era um momento muito importante para o conselho que a vacina tenha chegado até os profissionais: "É um momento histórico para a odontologia porque o cirurgião-dentista acessa a boca dos pacientes. A boca é um dos maiores focos de contaminação do coronavírus e esse é o dia a dia do dentista no consultório", ressaltou.   

A vacinação da categoria é prioritária, considerando o alto contingente que atua na linha de frente da saúde, do mesmo modo como foi reconhecida no início da pandemia da Covid-19, quando foi cadastrada para trabalhar em defesa da saúde da população. Conforme Eguía, é importante ressaltar o alto poder de contágio do vírus que se transmite por pequenas gotículas ou aerossóis. Aerossóis estes, que são inevitavelmente gerados em procedimentos odontológicos. "Um simples procedimento de higiene oral desencadeia um risco de transmissão. Este risco é também partilhado no tratamento de cáries, cirurgias orais ou outros procedimentos", destacou. 

Como recebeu apenas 1,5 mil doses da vacina Coronavac, os imunizantes foram limitados e a prioridade foi dada aos profissionais de maior idade, doentes, seguindo para os mais jovens, estabelecidos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Para receber a vacina o profissional precisou realizar um cadastro prévio, seguido de confirmação de agendamento. “É um momento de esperança que trará força para seguir adiante”, acrescentou o presidente do CRO/RS.

Eguía informou que o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, assegurou que na próxima semana haverá a disponibilização de um dia para vacinação dos cirurgiões-dentistas no posto de saúde do IAPI, na zona Norte de Porto Alegre.

Outros 1,5 mil profissionais foram vacinados na Associação Brasileira de Odontologia/RS (ABO/RS), na rua Furriel Luiz Antônio de Vargas, 134, bairro Bela Vista.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895