DEP monta barricada junto à comporta do Cais Mauá

DEP monta barricada junto à comporta do Cais Mauá

Cerca de 200 sacos de areia foram alocados junto à estrutura

Tiago Medina

Barricada foi montada em momento que água do esgoto passava por baixo de comporta

publicidade

A cheia do Guaíba levou o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) a colocar sacos de areia em uma das comportas do Cais Mauá, no início da noite deste sábado. Já havia água passando por baixo da estrutura e acumulada a cerca de um metro da pista da direita da avenida Mauá.

• Leia mais notícias sobre a cheia no Guaíba

De acordo com o diretor-geral do DEP, Tarso Boelter, cerca de 200 sacos de areia – de 25 quilos cada um – foram instalados no local, que fica em frente à Praça Padre Thomé, da Igreja Nossa Senhora das Dores. Além de evitar o acesso da água à avenida, a barricada auxiliará na estrutura da comporta, que poderia ser danificada com um eventual repuxo da água no momento de baixa, conforme Boelter.

A água do Guaíba, porém, não está junto à comporta no lado interno do cais. Os pequenos alagamentos são causados por água do esgoto que subiu, segundo a MetSul Meteorologia.

Boelter evitou definir prazo para a retirada da areia, cuja instalação estava prevista apenas para segunda-feira. “Trabalhamos com um prazo de cerca de 30 dias”, disse ele. Ao fim da tarde, 13 das 14 comportas do sistema de proteção estavam fechadas. Apenas a principal do cais ficou aberta à tarde para os trabalhos no local. À noite, ela deverá ser fechada.

O nível do Guaíba chegou a 2,94 metros neste sábado, mas apresentava estabilidade em 2,93m ao longo da tarde. O nível considerado de alerta pela prefeitura é de 2,1m. De acordo com o sistema Metroclima, a tendência é de baixa nas próximas 24 horas. No entanto, o quadro de cheia permanece.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895