Depois de atrasos, trens da Trensurb voltam a circular no horário

Depois de atrasos, trens da Trensurb voltam a circular no horário

Problema em um dos veículos causou atrasos de até 30 minutos

Luciamem Winck / Correio do Povo

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Os horários dos trens da Trensurb já estão normalizados de acordo com a empresa. Um problema na sinalização colocou em alerta, às 6h30min desta segunda-feira, a equipe técnica. A falha provocou o desligamento dos controladores automáticos de velocidade e de parada junto à Estação Luiz Pasteur, em Esteio, causando atrasos de até 30 minutos. Um coletivo precisou ser substituído.

O assessor da Diretoria de Operações, Giovani Mattos, explicou que quando o sistema detecta alguma falha, automaticamente os freios dos veículos são acionados e há um desligamento dos controladores de velocidade para evitar acidentes. "Esse problema já foi solucionado e uma equipe está no local para monitorar. Em razão da sincronia, pode, eventualmente, ocorrer uma diferença de até 4 minutos no horário, mas já está tudo normalizado", explicou. O primeiro trem ficou cerca de 15 minutos parado e, por essa razão, aumentou o tempo de percurso dos demais veículos.

Em razão desligamento, os trens passaram a trafegar em velocidade reduzida entre as estações São Leopoldo-Mercado, aumentando o tempo da viagem em 18 minutos. A partir das 6h45min, porém, o reflexo do problema no cumprimento do percurso, no sentido interior-Capital, passou para 4 minutos. Por volta das 7h45min, os horários foram normalizados.

Durante a manhã, técnicos da Trensurb vistoriaram os trilhos nas proximidades da Estação Luiz Pasteur, mas não detectaram problemas aparentes. “Trata-se de uma pane fisicamente pequena e de difícil identificação visual”, afirmou o gerente de Operações da Trensurb, Rubens Pazin. A alternativa foi manter a operação, mas por questão de segurança, com velocidade reduzida principalmente no trecho de Esteio. De acordo com Pazin, o ideal seria suspender a oferta do serviço até que a situação se normalizasse. No entanto, para evitar transtornos, a opção foi aumentar o tempo de deslocamento.

Novos trens

A Trensurb adquiriu, recentemente, um equipamento que agilizará e otimizará a manutenção dos trens. O objetivo é evitar que panes mecânicas inviabilizem o tráfego. O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, frisou que estão assegurados R$ 144 milhões na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a aquisição de oito trens - cada um integrado por seis composições -, com capacidade individual para o transporte de 1,7 mil passageiros. O reforço da frota se faz necessário para a expansão da linha até Novo Hamburgo. O desejo de Cunha é substituir os 25 trens, que operam com quatro composições e têm capacidade para 1,1 mil pessoas. Por outro lado, admite que seriam necessários mais R$ 450 milhões para a compra dos equipamentos.

Os novos trens, com seis composições, embora maiores, pesam menos do que os existentes, de quatro composições. De fabricação chinesa, os equipamentos possuem sistemas de arranque e frenagem ágeis. Cunha explicou que, na hipótese de haver a troca total da frota, os 25 trens que atualmente operam no trecho Porto Alegre-São Leopoldo serão repassados à SuperVia Concessionária de Transportes Ferroviários, no Rio de Janeiro. Com a expansão da linha em 9,3 quilômetros, a Trensurb terá mais quatro estações: Rio dos Sinos (São Leopoldo) e Liberdade, Fenac e Novo Hamburgo, localizadas em Novo Hamburgo.

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